Solução adoptada de Wi-Fi em Cunqueiros (Proença) deveria ser replicada em diferentes regiões

Solução Wi-Fi adotada em Cunqueiros pode ser replicada noutras localidades

O Município de Proença-a-Nova, em colaboração com a Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros, está a implementar um projeto piloto de instalação de pontos de Wi-Fi nesta localidade do concelho para colmatar a ausência de sinal de Internet.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro foi concluída a primeira fase deste projeto – a parte estrutural – com a colocação da maior parte dos equipamentos, sendo que a próxima fase, prevista para o final de março, irá incidir na colocação de pontos de acesso de internet sem fios principalmente entre a Associação, a Igreja e toda a parte antiga da aldeia, nomeadamente o núcleo de xisto que, encaixado no vale, registava os maiores problemas de acesso à internet. “Tendo em conta a situação de isolamento em termos de comunicações móveis de voz e dados que existia nos Cunqueiros e a falta de resposta das operadoras às nossas solicitações, o Município encontrou neste projeto, proposto pela associação local, a possibilidade de a população dos Cunqueiros poder usufruir de serviços de comunicações que até hoje não eram possíveis. Ficamos agora na expetativa, após a sua conclusão, de proceder à avaliação e perspetivar o alargamento a outras localidades com o mesmo conjunto de necessidades”, adianta João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

De acordo com a Associação dos Cunqueiros, neste momento já são visíveis as consequências da implementação do projeto, por exemplo com a comunicação que é possibilitada entre familiares a residir em diferentes pontos do país e que estão obrigados a um maior distanciamento fruto da pandemia.

Na perspetiva de Nuno Caldeira, um dos representantes da coletividade, o reforço do sinal “irá permitir ter mais pessoas a trabalhar remotamente” a partir dos Cunqueiros. “A associação agradece ainda aos moradores que disponibilizam as suas casas para a instalação e fornecimento de energia de alguns destes equipamentos”, conclui.

No âmbito da parceria estabelecida, a Associação suporta os custos com as comunicações.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.