Futuro da paisagem do Pinhal Interior Sul discute-se amanhã online

DISCUTE-SE AMANHÃ O FUTURO DA PAISAGEM DO PINHAL INTERIOR SUL

. Saiba mais, participe

No âmbito da elaboração do Plano de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) dos Municípios de Mação, Sertã, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Oleiros, a GKAPITAL organiza, juntamente com a ANP|WWF e a New Generation Plantations  um evento digital em que todos podem participar. 

Amanhã decorre o evento digital de envolvimento de partes interessadas no âmbito da elaboração do Plano de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) dos Municípios de Mação, Sertã, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Oleiros, organizado pela GKAPITAL, ANP|WWF e New Generation Plantations.

Um momento que pretende envolver as populações locais e agentes do setor, dando-lhes a oportunidade para se juntarem à discussão do futuro da paisagem da região, uma vez que são estes que mais diretamente sentem as consequências de uma ausência da gestão e do ordenamento agroflorestal no território, e são também, no nosso entender, quem pode liderar de forma mais consequente e significativa o processo de mudança.

Entre as 9h30 e as 13h00, será discutido o futuro da paisagem da região do Pinhal Interior Sul, com foco na floresta, agricultura, pecuária, turismo e nos recursos endógenos da região.

Pretende-se, a partir desses recursos e valores culturais, elaborar uma estratégia para revitalizar atividades, como a produção florestal, a agricultura, a pecuária, a silvopastorícia, a caça, a pesca, e ainda o turismo e atividades de lazer, fomentando novos potenciais negócios, dando força à dinamização da economia e apostando na requalificação do território.

Do ponto de vista ambiental, o Plano de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) é um instrumento valioso, pois permite ainda um melhor desenho da paisagem agroflorestal com foco na valorização dos serviços dos ecossistemas prestados por estes territórios e os seus proprietários, designadamente a biodiversidade e o solo vivo, a paisagem, a regulação dos ciclos hidrológicos com a salvaguarda da disponibilidade e da qualidade da água e o sumidouro de carbono.”, afirma Fernando Mota, Coordenador Técnico do Projeto

O objetivo deste evento é essencialmente trazer para a mesma mesa as vozes de todas as partes interessadas na transformação da paisagem de uma forma participada e que permita criar uma visão comum e partilhada para a região.

Sobre a GKAPITAL

A GKAPITAL – Consulting and Investment, Lda, https://gkapital.pt/,  é uma empresa constituída por uma equipa empreendedora e multidisciplinar com mais de 20 anos de experiência, nacional e internacional, na consultoria de gestão de recursos naturais, investimento florestal, planeamento e ordenamento do território e energia.

Tem como sua Missão acrescentar valor através do conhecimento.

Sobre a ANP|WWF

A WWF é uma das maiores e mais respeitadas organizações independentes de conservação do mundo, com mais de 5 milhões de apoiantes e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão da WWF é travar a degradação da natureza e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, através conservação da diversidade biológica do mundo, garantindo que a utilização dos recursos naturais renováveis seja sustentável, e promovendo a redução da poluição e do desperdício.

A ANP (Associação Natureza Portugal) é uma ONG portuguesa que trabalha em Portugal em associação com a WWF, com vista a conservar a diversidade biológica e dos recursos nacionais, procurando um planeta em que as pessoas consigam viver em harmonia com a natureza. Siga o nosso trabalho em www.natureza-portugal.org.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Oleiros com as tags , , , . ligação permanente.