Câmara de Idanha-a-Nova reabilita percursos pedestres

Câmara de Idanha-a-Nova reabilita percursos pedestres

PR 6, Rota do Erges

A Câmara de Idanha-a-Nova está a reabilitar a rede municipal de percursos pedestres e temáticos, para valorizar trilhos que dão a conhecer o património natural e histórico-cultural do concelho.

As obras de conservação e reabilitação estão a decorrer, nesta primeira fase, na Rota dos Abutres (PR1) em Salvaterra do Extremo, com a aquisição equipamento, na Rota das Minas (PR4) em Segura e na Rota do Erges (PR6) em Termas de Monfortinho.

Os equipamentos instalados no âmbito das melhorias a realizar são feitos de materiais ecológicos e reciclados, respondendo aos desafios da sustentabilidade ambiental.

A Rota dos Abutres, em Salvaterra do Extremo, é um deslumbrante percurso pedestre circular de pequena rota, à beira da fronteira com Espanha. Com 10,5Km, o trilho oferece locais de observação privilegiados sobre o rio Erges e sobre o habitat de grifos e abutres. Tem um nível de dificuldade Baixo/Médio e está marcado nos dois sentidos.

Enquanto é intervencionado, o percurso está também em processo de adesão à plataforma Responsible Trails (Trilhos Responsáveis), que visa estimular as boas práticas de gestão e comunicação nos percursos pedestres do Centro de Portugal.

A plataforma Responsible Trails é uma parceria da Entidade Regional de Turismo com a empresa de animação turística A2Z, sendo constituída por website e APP. Reúne e promove internacionalmente percursos de diferentes modalidades em território nacional e as suas condições atuais. Estes percursos respeitam um código de ética que promove a utilização responsável a nível ambiental e social do território e do património.

A Rota das Minas é um percurso pedestre circular de 10Km (nível de dificuldade Baixo), em Segura, onde é possível visitar um valioso património mineiro e geológico. Terra de infinitas histórias sobre ouro e riquezas, Segura é um dos destinos geomineiros mais importantes de todo o território do Geopark Naturtejo da UNESCO.

A Rota do Erges é um percurso pedestre circular de 5Km em Termas de Monfortinho, com nível de dificuldade Baixo. Tem partida e chegada junto do Posto de Turismo de umas das mais prestigiadas termas de Portugal, e dirige-se para o rio Erges por magníficos trilhos e as paisagens raianas.

Os três percursos estão certificados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, oferecendo muitos e diversificados motivos de interesse e uma biodiversidade de grande riqueza.

Os investimentos a realizar pela Câmara de Idanha-a-Nova são cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. As opiniões são da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , . ligação permanente.