Proença-a-Nova: Mercado dos Sabores de Natal já a funcionar

Mercado dos Sabores de Natal apoia artesãos e produtores locais

O Município de Proença-a-Nova promove o Mercado dos Sabores de Natal nos próximos dois fins de semana de dezembro como forma de apoiar os artesãos e produtores locais que se inscreveram neste certame que tem como propósito celebrar as tradições da época e promover os seus produtos.

Devido à pandemia da COVID-19, o número de expositores é mais reduzido, mas apresentam um leque variado de artigos e bens alimentares que podem transformar-se em presentes de Natal originais e únicos ou que podem fazer parte da mesa festiva. Para além da venda ao público, há igualmente um programa de animação para o Mercado Municipal, onde decorre a iniciativa, cumprindo-se todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde, convidando o público a assistir aos diferentes momentos em programa e a visitar os expositores, em segurança.

O Mercado dos Sabores de Natal irá funcionar nas lojas do Mercado Municipal que estarão abertas entre as 10h00 e as 19h00 aos sábados e entre as 10h00 e as 16h00 aos domingos. A partir das 10h30 nos sábados 12 e 19 de dezembro, o pai Natal chega ao mercado com a companhia do Balão Mágico. Às 16h00 será a vez do espetáculo de magia com o Palhaço Mário Faísca. Às 17h30 decorrerá a arruada com Fábio Farinha.

No domingo, dia 13 de dezembro, o dia começa com a arruada pela Escola de Concertinas de Proença-a-Nova, pelas 10h30. Ao início da tarde, às 14h30, o grupo Váatão apresenta “O viajante inventor na rota dos quatros c@ntos – História de Pedro da Fonseca”, uma peça de teatro infantil realizada no âmbito das Rotas de Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Inserido igualmente neste projeto, o atelier de Cultura e Gastronomia das 16h00 é dedicado à filhó, a iguaria mais representativa do Natal de Proença-a-Nova, em que será apresentado o projeto Filhó Solidária. Estas duas iniciativas podem ser acompanhadas em direto no Facebook do Município. No dia 20 de dezembro, às 14h30, o grupo de teatro Váatão apresenta “As tradições do Natal”.

EXPOSITORES

Quanto a expositores, nos dois fins de semanas estarão disponíveis os produtos da Branquinha – Cosmética Natural, da marca Caseirão (licores, doces, mel, amêndoas torradas, entre outros) e a Culinária da Noora que trará propostas diferentes de doces, salgados, pães e pastelaria, provenientes de outras latitudes. A eles juntam-se, nos dias 12 e 13 de dezembro, o artesanato da Verde Amendoim com artigos em tecido e a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova que trará as tradicionais filhós, broinhas e outros doces e salgados.

Nos dias 19 e 20 de dezembro, participam ainda a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Centro Ciência Viva da Floresta e o Mel do Miguel.

Ao comprar produtos locais está a contribuir para os pequenos produtores e empreendedores e apoiar a economia local.

Sabores de Natal em Proença

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Proença-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.