Festival ARREBITA em Idanha ganha Grande Prémio de Gastronomia

Festival Arrebita, em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de Gastronomia 2020, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia.

O Arrebita Idanha Bio consistiu na segunda e mais recente edição do festival itinerante Arrebita Portugal. O evento desafiou, no dia 3 de outubro, 25 dos principais chefs portugueses a cozinharem entre os fósseis e moinhos do Parque Icnológico de Penha Garcia e, no dia seguinte, na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, entre ruas, edifícios e ruínas arqueológicas com mais de dois mil anos.

Criado e organizado pela Amuse Bouche especialmente para o contexto da pandemia COVID-19 – em plena conformidade com as normas de segurança da Direção Geral da Saúde e do Governo –, o festival de gastronomia Arrebita Portugal tem como missão estimular o sector da restauração, a economia, o comércio e os produtores locais, assim como o turismo nacional.

“A Amuse Bouche desafiou-nos a realizar a segunda edição do Arrebita Portugal, e nós juntámos ao evento a temática biológica e da sustentabilidade. Tivemos 25 grandes referências da gastronomia portuguesa a promover os produtos da Bio-Região de Idanha e o nosso território UNESCO. Parabéns à Amuse Bouche, na pessoa dos promotores do festival, Ana Músico e Paulo Barata, por este merecido prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

O Arrebita Portugal conta até ao momento com duas edições. A primeira teve lugar em Portimão, entre 21 e 23 de agosto de 2020, e a segunda foi o Arrebita Idanha Bio, que se realizou nos dias 3 e 4 de outubro, com o foco na sustentabilidade.

José Avillez, Alexandre Silva, Rui Paula, José Júlio Vintém e Marlene Vieira, só para citar alguns grandes nomes da cozinha nacional, uniram-se a dezenas de produtores regionais e a conceituados chefs locais para criar uma proposta de sucesso e com apertadas regras de segurança.

José Avillez no Festival Arrebita

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *