História da Freguesia de Montes da Senhora já foi apresentada

História da freguesia de Montes da Senhora retratada em livro

Apresentação realizou-se a 31 de outubro

A história e a vida de Montes da Senhora estão retratadas em livro, escrito por Victor Neto e foi apresentado no dia 31 de outubro, no Centro Social, Cultural, Desportivo e Recreativo desta freguesia de Proença-a-Nova.

A obra, já há muito tempo ansiada pelo autor, ganhou forma durante o período de confinamento obrigatório, altura em que o autor teve oportunidade para se dedicar a tempo inteiro ao livro.

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, João Lobo, destacou a importância deste livro como “um passo importante para a freguesia, mas também para o concelho, retratando as memórias das pessoas das nossas aldeias e que constituem a nossa matriz identitária, um dos pontos mais importantes para a construção do nosso património”.

Victor Neto, nascido em Montes da Senhora e, apesar residir em lisboa, passa largos períodos na aldeia e esta obra é o resultado da paixão pela sua terra natal como registo para memória futura. “Estive sempre presente na minha comunidade, conheço muitas pessoas, tenho aqui as minhas raízes familiares, além das pesquisas que realizei para escrever esta obra tive a preciosa colaboração dos meus conterrâneos”, revela o autor.

Divido em sete capítulos, a publicação engloba a caracterização do território e a descrição das povoações que compõem a freguesia, a devoção a Nossa Senhora do Pópulo, as instituições públicas e privadas existentes, a vida comunitária, as tradições, usos e costumes, assim como algumas curiosidades, cantigas, histórias e memórias que muitos habitantes da freguesia partilharam com o autor.

Tendo em conta as regras impostas pela Direção-Geral de Saúde devido à pandemia, o evento contou com um número limitado de convidados, tendo sido transmitido em direto na página do Facebook do Município (a gravação pode ser revista na secção vídeos da página).

Vitor Neto

 

 

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *