Aldeia de Corgas celebra importante Protocolo

Assinatura do PROTOCOLO entre a Fábrica da Igreja da Paróquia de Proença-a-Nova e Associação Desportiva Cultural e Recreativa Das Corgas

Mensagem do presidente da direção

COOPERAÇÃO uma das dimensões em que APOSTAMOS

No dia 19 de JULHO de 2020, em que assinalamos os 50 ANOS da INAUGURAÇÃO da CAPELA NOVA, no alto do Malhadil, local tão emblemático da nossa ALDEIA, sob “O CÉU das CORGAS”, MARCA do lançamento da 1ª pedra e SÍMBOLO das NOSSAS CRENÇAS,   gostaríamos de, em nome dos órgãos sociais da Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCRC) expressar, no contexto da CELEBRAÇÃO do PROTOCOLO que assinámos ,  algumas notas, designadamente:

  • Saudar e agradecer a participação das PESSOAS e ENTIDADES que testemunham assinatura do PROTOCOLO, hoje, celebrado entre a Fábrica da Igreja da Paróquia de Proença-a-Nova e a Associação Desportiva Cultural e Recreativa das Corgas.
  • A assinatura do PROTOCOLO, nesta DIA de tão especial significado para a ALDEIA das CORGAS, significa um passo importante na VIDA da ASSOCIAÇÃO e responde ao compromisso que assumimos, no programa dos órgãos sociais em funções, desde 25 de maio de 2019, de contribuir para a melhoria das condições para o desenvolvimento das nossas atividades, nas instalações do Largo da Capela Velha que temos vindo a utilizar.
  • O protocolo assinado, válido nas clausulas estabelecidas, pelo prazo de 25 anos, é o resultado da disponibilidade e do empenho dos responsáveis da Fábrica da Igreja da Paróquia de Proença-a-Nova, o apoio do Município e a concordância da comunidade das Corgas, traduzida, nomeadamente, na participação de representantes da Comissão de Tesoureiros da Capela de cada uma das 3 ruas, atualmente, existentes.
  • Aqui chegados, em diálogo, rigor e transparência, de consciência tranquila, que partilhamos com as entidades intervenientes e a comunidade das Corgas, assiste-nos a convicção e o orgulho, de que o do percurso que efetuámos, desde outubro de 2019, até ao dia de hoje, se deve a motivos COMUNS, sempre presentes: PRESERVAR E REFORÇAR AS NOSSAS TRADIÇÕES, SERVIR a COMUNIDADE da ALDEIA de CORGAS e VALORIZAR as suas GENTES, PRODUTOS e TERRITÓRIOS.
  • Por isso, a COOPERAÇÃO é uma das dimensões que assumimos desenvolver no nosso MANDATO. Nesta medida, apostamos no estabelecimento de protocolos e parcerias com entidades públicas, associativas, religiosas e mesmo privadas, como uma chave de geradora de SINERGIAS em benefício comum das entidades cooperantes e do fortalecimento do Associativismo.
  • Este PROTOCOLO, entre a FÁBRICA DA IGREJA DE PROENÇA A NOVA E A ASSOCIAÇÃO, constitui um exemplo, único e que pela 1ª vez se verifica na nossa TERRA.

Reuniões já realizadas com responsáveis do Município, possibilitaram identificar um conjunto de temas de colaboração e conduziram a resultados práticos, como é o exemplo do acolhimento do convite para a PRESTAÇÃO de SERVIÇO de ALMOÇO a participantes no “170º PASSEIO PEDESTRE – Azenha do Barbeiro”, no dia 20 de outubro de 2019.

Também, os contatos com responsáveis de associações do concelho são, de igual modo, exemplos a que, no domínio da cooperação, conferimos relevância.

  • Perguntamos então: o que é que este PROTOCOLO, contrato escrito, representa de MAIS VALIA para a ASSOCIAÇÃO e para comunidade das Corgas, além da garantia de manter, assegurar e melhorar todas as utilizações comunitárias, atuais e as que vierem a revelar-se necessárias e adequadas?

O que é estabelecido, por escrito, e enquanto Associação como parte outorgante, o que podemos fazer, naquele EDIFICIO, onde passamos a ter a nossa SEDE, com espaços próprios para a instalação, organização e gestão de documentos, guarda de pertences materiais e imateriais e reuniões, relevamos as das atividades, seguintes:

  • Eventos culturais e recreativos (exposições, apresentações, encontros temáticos, convívios, etc…);
  • Ações de (in)formação, socialização e cidadania;
  • Atividades físico-desportivas não formais (exemplos: ginástica júnior e sénior, jogos tradicionais);
  • Acolhimento de pessoas, em situações de emergência e de necessidade de apoio justificado;
  • Serviço de cafetaria-bar, em períodos específicos, para apoio a iniciativas da nossa responsabilidade.
  • Agora, como decorre do PORTOCOLO e é nosso DEVER, MÃOS à OBRA e prosseguir com as MELHORIAS LOGÍSTICAS de EQUIPAMENTOS e do EDIFICADO. Para o efeito, e ainda, no corrente trimestre, o propósito é: ELABORAÇÃO de MEMÓRIA DESCRITIVA (Caderno de Encargos), tendo como objetivos: identificar e caraterizar os ITEMS requerentes de intervenção e funções a garantir e a MELHORAR, definir PRIORIDADES de TRABALHOS a REALIZAR e elaborar o RESPETIVO ORÇAMENTO.
  • Efetivamente, este DIA 19 de JULHO, MARCA mais um PASSO do NOVO CICLO de VIDA da nossa Associação, tal como REALIZAÇÕES PROJETOS E INICIATIVAS que temos vindo a desenvolver.

Sabemos que as DIMENSÕES SOCIAIS CIDADANIA e AMBIENTAIS, também, CULTURAIS constituem novos DESAFIOS das ASSOCIAÇÕES, no tempo presente e para o futuro de GERAÇÕES.

Estas NOVAS DIMENSÕES estão inscritas nas finalidades que a Associação prossegue e aprovadas no Regulamento Geral Interno, em vigor desde o dia 1 de janeiro do corrente ano e constituem APOSTAS da AGENDA de ACÇÕES do NOSSO MANDATO.

  • Às PESSOAS ASSOCIADAS e AMIGAS e às ENTIDADES que, sentindo CONNOSCO a necessidade de novas respostas da nossa ASSOCIAÇÃO, se disponibilizam e expressam a vontade para contribuir para a revitalização de práticas tradicionais e para a dinamização de atividades inovadoras, REITERAMOS A PARTILHA da MISSÃO QUE ABRAÇÁMOS: o AMOR à nossa terra e o SERVIÇO de VALORIZAÇÃO da ALDEIA das CORGAS.

CIENTES DO TEMPO, TÃO DIFERENTE, QUE VIVEMOS os nossos VOTOS SÃO:

ACREDITAR VENCER CONTINUAR … COM SAUDE. 

Paulo Martins

Saiba mais abaixo

Visite, conheça, goste, partilhe, comente conteúdos na página do Facebook da Associação:

https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Desportiva-Cultural-e-Recreativa-de-Corgas-105323454426445

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *