CIMBB reforça vigilância da floresta com equipas de sapadores

CIMBB reforça vigilância da floresta com 15 sapadores

. Primeiras equipas em Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão

Três equipas de sapadores florestais, cada uma com cinco elementos, reforçam desde 1 de agosto a vigilância da floresta nos concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros e Vila Velha de Ródão, no âmbito de uma candidatura realizada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) à 1ª Brigada de Sapadores Florestais, numa iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Florestas e do desenvolvimento Rural.

Os veículos, disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, já estão no terreno, garantindo, nesta primeira fase, mais meios para a prevenção aos incêndios florestais através de vigilância em locais previamente definidos em cada um dos concelhos, em articulação com os Gabinetes Florestais dos respetivos Municípios.

Após o período crítico, a brigada de sapadores florestais, constituída pelas três equipas, irá realizar silvicultura preventiva, essencialmente em rede primária e secundária, trabalho a efetuar em conjunto no âmbito da Comunidade Intermunicipal em todos os seis concelhos. Desta forma, através da implementação deste projeto, assegura-se presença durante todo o ano na floresta de mais 15 sapadores florestais.

A CIMBB candidatou-se a uma 2ª Brigada de Sapadores Florestais, constituída por três novas equipas, que realizará a sua atuação nos restantes concelhos da Comunidade Intermunicipal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Penamacor, que aguarda aprovação pelo ICNF.

Brigadas da CIMBB

Brigadas da CIMBB

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *