Medelim (Idanha-a-Nova) centro das comemorações da Páscoa Judaica e Cristã

17 e 18 de março

Páscoas Judaica e Cristã animam festival em Medelim

A 4ª edição das “Páscoas Judaica e Cristã” vai animar a aldeia de Medelim nos dias 17 e 18 de março, com teatralizações, recriações históricas, colóquios, gastronomia judaica e cristã, cortejos templários e música sefardita.

Sob o lema “Uma Festa, Duas Culturas”, Medelim será o ponto de encontro das comunidades judaica e cristã, num evento inspirado pelas tradições da aldeia e organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Junta de Freguesia de Medelim.

A par da animação, as ruas de Medelim vão apresentar tasquinhas e expositores de produtos regionais e kosher que prometem fazer as delícias dos visitantes.

No sábado, o destaque vai para o passeio Rota dos Balcões (9h00 – 277 202 900), a apresentação do livro “Aristides Sousa Mendes, Memorias de um neto” de António Moncada S. Mendes (11h00), live cooking e teatralizações de tradições judaicas e cristãs durante toda a tarde, o concerto “Palavricas de Amor” com a música sefardita do grupo Noa Noa na Misericórdia de Medelim (21h00) e a celebração do Purim com espetáculo de teatro de fogo (22h00).

No domingo, o Chef Valdir Lubave vai preparar um pequeno-almoço kosher no espaço de live cooking (10h00), seguido de um debate sobre a influência judaica na gastronomia cristã.

Já a tarde trás várias teatralizações e cortejos, observando-se os rituais e tradições das duas comunidades.

A festa termina com um Capitulo Templário da Comenda das Idanhas (17h30) e o espetáculo de encerramento (18h00).

Procissão em Medelim

Procissão em Medelim

Veja o importante programa completo

PROGRAMA-PASCOA-2018.pdf

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Idanha-a-Nova, Igreja católica com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *