Livro sobre a presença Judaica em Medelim foi apresentado

Livro sobre a presença judaica em Medelim

O livro “A Presença Judaica em Medelim – Contributos para a sua História”, da autoria de Paula Ramos, foi lançado no dia 26 de agosto, sábado, na Casa de Medelim.

Uma edição da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o livro vem enriquecer a investigação sobre a herança cultural judaica em Medelim, onde em tempos viveu uma considerável comunidade de judeus e hoje permanece uma forte presença patrimonial.

Filha de medelinenses, Paula Ramos, que é investigadora e professora de história em Lisboa, explica que “nesta obra está contextualizada a presença de judeus em Medelim, a partir de documentação escrita, vestígios materiais e memórias de habitantes”.

A Câmara de Idanha-a-Nova apoiou a edição no âmbito da estratégia de investigação, valorização e divulgação do património judaico de Medelim e do concelho.

Queremos concentrar em Medelim o estudo do património de origem judaica que o concelho de Idanha-a-Nova tem, desde vestígios materiais a usos, costumes e tradições”, afirmou na apresentação do livro Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal, lembrando que Idanha já integra a Rede das Judiarias em Portugal.

O presidente da Junta de Freguesia de Medelim, Albano Pires Marques por seu lado, avançou que a investigação reunida neste livro “é uma peça importante do projeto que estamos a construir em Medelim e que será corporizado na criação do ‘Centro Interpretativo da Cultura Judaica’”.

O Livro

O Livro

Autora e Presidentes

Autora e Presidentes

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova, Turismo com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *