Novo autocarro de Proença-a-Nova destaca Filósofo proencense Pedro da Fonseca

Novo autocarro transporta Pedro da Fonseca

O filósofo que ficou conhecido como Aristóteles Português, o ilustre proencense Pedro da Fonseca, é a figura em destaque na decoração do novo autocarro que o Município de Proença-a-Nova adquiriu e que já se encontra a circular.

Com as cores da bandeira do concelho, o autocarro é ainda revestido de diversas palavras chave associadas à vivência do território, como sejam contemplar, mergulhar, descobrir ou degustar, em português, inglês, espanhol, francês e alemão. “A figura de Pedro da Fonseca é, de facto, representativa do querer e da força de vontade das gentes do concelho. Tendo vivido em Proença-a-Nova até aos 20 anos, ingressou na Companhia de Jesus e, a partir daí, destacou-se entre os seus pares, tendo sido conselheiro do Papa e um filósofo amplamente estudado na Europa do século XVI”, refere João Lobo.

Para o presidente da Câmara Municipal é uma questão de justiça tornar Pedro da Fonseca, que nasceu em Proença-a-Nova em 1528, mais conhecido tanto dentro como fora do concelho.

Colocar a imagem do Aristóteles proencense no autocarro é apenas simbólico, a nossa intenção é que as pessoas se interessem e procurem conhecer mais sobre esta personalidade ímpar na nossa história, não só de Proença-a-Nova mas do país, pois soube romper as limitações geográficas e impor-se pela sua sabedoria, conhecimento e também generosidade. São conhecidas as suas ações em prol dos mais desfavorecidos”.

Para além desta iniciativa, o Município realiza bienalmente o Prémio Literário Pedro da Fonseca que, entre os seus objetivos, está precisamente o de divulgar este filósofo.

O novo autocarro, de 43 lugares, foi adquirido tendo em conta que os outros autocarros propriedade do Município – e por imperativo da lei – não podem promover ao transporte em circuitos escolares, ficando por essa via limitados no serviço às comunidades juvenis. Com a presente aquisição, esse problema fica solucionado, associando-se a promoção do concelho – e de Pedro da Fonseca – nos locais por onde o autocarro passar.

Novo autocarro em Proença

Novo autocarro em Proença

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *