II Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado de Oleiros, momento a recordar

II Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado fica para a História

Realizou-se no passado dia 6 de maio (sábado), o II Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, no qual foram entronizados 7 novos confrades. No seu segundo Capítulo, esta Confraria foi já aceite como membro da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, foi madrinha de uma nova confraria, a do Bucho, de Pedrógão Grande e conta com um palmarés notável de representações nos mais variados eventos e em diversos Capítulos de diversas Confrarias.

32 Confrarias estiveram presentes

Por este e por outros motivos, 32 Confrarias Gastronómicas não quiseram deixar de marcar presença neste acontecimento, abrilhantando o desfile que teve lugar pelas ruas da vila, no final da cerimónia.

Este dia ficará para História da Gastronomia Portuguesa e para a História local, com a entronização de Maria de Lourdes Modesto como Confrade de Honra desta organização.

A ilustre gastrónoma aproveitou para elogiar, uma vez mais, a genialidade deste prato, ao mesmo tempo que enalteceu o papel do movimento confrádico em prol da defesa da gastronomia tradicional.

Considerada a maior especialista portuguesa em tradição gastronómica, a ligação de Maria de Lourdes Modesto à especialidade Oleirense vem de há algumas décadas atrás, em 1961, com a participação de Aura Martins Romão no seu programa de culinária, na RTP.

Em 1982 publica o livro Cozinha Tradicional Portuguesa, um autêntico best seller, no qual inscreve a receita do Cabrito Estonado e em 2009 volta a incluí-la numa seleção de 10 bens gastronómicos portugueses que importava valorizar e preservar, com a produção do documentário “Os Gestos dos Sabores – das Memórias ao Futuro“.

Recordamos que a Confraria do Cabrito Estonado foi uma ideia levada à prática com esforço pelo Seu Presidente Eleito em Assembleia Geral, Cap. António Fernandes. 

Cap. António Fernandes, Presidente da Confraria

Cap. António Fernandes, Presidente da Confraria

Confrades reunidos em Oleiros

Confrades reunidos em Oleiros

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Oleiros, Turismo com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *