Alunos do Ensino Básico de Proença vistaram Quinta Pedagógica no Fundão

Alunos do Ensino Básico visitam Quinta Pedagógica do Fundão

180 alunos das escolas do primeiro ciclo do Ensino Básico do concelho de Proença-a-Nova visitaram a Quinta Pedagógica da Santa Casa da Misericórdia do Fundão no dia 27 de abril. Localizada no centro da cidade do Fundão, com vistas para as serras da Gardunha e da Estrela, a Quinta Pedagógica disponibiliza diversas atividades, dos passeios de carroça puxada pelo burro às visitas ao canto das aromáticas e das hortícolas, ao pomar e ao cantinho dos animais.

Na Quinta, foi possível “sensibilizar os alunos para a implementação de hábitos alimentares saudáveis e questões ambientais relacionadas com a produção e consumo de frutas e produtos hortícolas”, referiu Maria de Fátima Delgado, coordenadora da escola básica de Proença-a-Nova, em declarações ao blog da Quinta Pedagógica.

Esta iniciativa foi promovida pelo Município de Proença-a-Nova no âmbito de uma das medidas de acompanhamento do regime da Fruta Escolar. Recorde-se que a Câmara é “Autarquia Parceira” da 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, dinamizado pela APCOI – Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil para motivar crianças a adotar e manter hábitos saudáveis.

Além do incentivo ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, este projeto tem levado às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, higiene oral, atividade física, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes.

Os alunos do Ensino Básico de Proença-a-Nova criaram igualmente um hino da fruta que participou no concurso nacional dinamizado pela APCOI, tendo sido o hino mais votado do distrito de Castelo Branco, entrando na lista das 80 escolas finalistas.

Para além da Quinta Pedagógica do Fundão, os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar dois importantes monumentos de Castelo Branco: o castelo da capital do distrito e o Jardim do Paço.

Quinta pedagógica no Fundão

Quinta pedagógica no Fundão

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Educação, Fundão, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *