Navio Escola Sagres faz longa viagem e participa na Tall Ships Regatta em Sines

O primeiro destino da Sagres é Sines, primeiro porto da viagem, onde chegará amanhã, dia 28 de abril, por forma a participar no encontro de grandes veleiros – Tall Ships Regatta – organizado pela Sail Training International (STI) e pela Aporvela.
Efetua depois a regata entre Sines e Las Palmas, permanecendo nas Canárias de 6 a 8 de maio.
Prosseguindo a travessia atlântica, o navio-escola da Marinha Portuguesa visita o Mindelo, em Cabo Verde, entre 16 e 19 de maio.
Seguidamente ruma ao Brasil e atraca no Rio de Janeiro, de 8 a 13 de junho, para participar nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, com presença do Presidente da República.
O porto seguinte será Santos, de 15 a 18 de junho, onde acolhe os eventos do Dia da Defesa Nacional, com presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional.
O último porto no Brasil é Salvador da Baía, entre 26 e 29 de junho, local onde embarcam os cadetes do 2.º ano da Escola Naval (EN), iniciando então a travessia atlântica de regresso a Lisboa, onde chega a 5 de agosto, visitando a Cidade da Praia, Cabo Verde, entre 15 e 17 de julho, e o Funchal, de 28 a 31 de julho.
A 20 de agosto inicia nova viagem de instrução, desta vez com os cadetes do 1.º Ano da EN, atracando em Leixões de 23 a 25 de agosto.
Segue depois para Le Havre, em França, onde se volta a reunir com os demais grandes veleiros no último porto da regata da STI, de 31 de agosto a 3 de setembro, regressando a Lisboa em 9 de setembro.
O NRP Sagres é um grande veleiro com 90 metros de comprimento, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937.
Navega há 80 anos, 55 dos quais com a bandeira de Portugal.
A par da instrução dos cadetes da EN, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal a muitos portugueses espalhados pela diáspora, estreitando os laços entre as comunidades e as suas origens.
Nos portos de escala, o navio-escola Sagres tem um programa vasto de visitas a bordo, divulgação e representação por parte da sua guarnição, bem como diversos eventos organizados juntamente com os parceiros da Marinha que se associaram a esta viagem.
NRP Sagres

NRP Sagres

​​

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Nacional, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *