Livro “Peregrinação Interior ao Berço da Lusitânia” é apresentado em Oleiros dia 7 de abril

A Pinhal Maior, em parceria com o Município de Oleiros, está a promover a apresentação do livro “Peregrinação Interior ao Berço da Lusitânia”, da autoria de Camilo Mortágua.

A sessão de apresentação decorrerá no dia 7 de abril (sexta-feira), pelas 19:00h, na Casa da Cultura, em Oleiros e é aberta a todo a população.

Segundo a obra, o território que hoje coincide com o Pinhal Interior Sul (Oleiros, Mação, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei) foi o Berço da Lusitânia, onde viveram os Lusitanos (um povo de origem indo-europeia que habitou este território desde a Idade do Ferro.

Sabe-se que o seu líder mais lendário foi Viriato, mas a ausência de registos nativos deste povo faz com que seja considerado por antropólogos e historiadores “um povo sem história”).

Pretende-se assim apostar numa temática interessante e tentar colmatar uma lacuna existente na História e incremente a identidade do nosso território.

Ao mesmo tempo, o conceito “Berço da Lusitânia” poderá atrair mais visitantes e turistas a estes 5 concelhos, apostando em novos mercados, nomeadamente do Norte da Europa, os quais têm grande motivação para as “estórias” e “lendas” associadas à “Finisterra da Europa”.

Peregrinação Interior ao Berço da Lusitânia

Peregrinação Interior ao Berço da Lusitânia

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros com as tags , , . ligação permanente.

1 Response to Livro “Peregrinação Interior ao Berço da Lusitânia” é apresentado em Oleiros dia 7 de abril

  1. Libanio Martins diz:

    MOTIVAÇÃO e SUCESSO para o v/muito ESFORÇO.
    Interessantes conteúdos e dinamização de realidades eventos e PROMOÇÃO da OFERTA TURÍSTICA LOCAL e REGIONAL, designadamente, do PINHAL INTERIOR SUL.
    Sou natural de CORGAS – PROENÇA A NOVA – aldeia vizinha LIMITE de várias aldeias do concelho de OLEIROS. Interessado em pesquisas de índole SOCIOLÓGICA ETNOGRÁFICA E JÚRÍDICA, conhecedor de algumas características do TERRITÓRIO das NOSSAS ALDEIAS limítrofes – VALE da LOUSA, PEDINTAL, CORDA DA CABRA RIBEIRA DA ISNA … – Gostaria de prosseguir esta partilha com o Jornal de Oleiros nas várias vertentes referidas e em muitos outras de pesquisas a desenvolver.
    Gostaria ainda de aceder ou que me fosse disponibilizada uma versão do documento Livro “Peregrinação Interior ao Berço da Lusitânia” apresentado em Oleiros dia 7 de abril.
    Ao inteiro dispor.
    Libânio Martins
    Tm.: 96 390 2404

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *