Estruturas da JSD do Pinhal organizam ” Jornadas do Pinhal: Floresta – Que futuro?

Jornadas do Pinhal: Floresta – Que Futuro?
Estruturas da JSD da Zona do Pinhal juntam-se em Proença-a-Nova para debater a Floresta
As estruturas concelhias da JSD de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, conscientes dos problemas comuns que enfrentam, decidiram juntar-se para debater, com a sociedade civil, as soluções que possam colmatar essas mesmas diferenças.

Assim nasceu o evento “Jornadas do Pinhal”.
A primeira edição irá ocorrer no próximo sábado, dia 18 de março pelas 14h no Centro de Ciência Via nas Moitas, Proença-a-Nova.

O tema escolhido para inaugurar estas jornadas, recaiu sobre o maior recurso comum aos quatro concelhos, a floresta.

Tema que normalmente apenas é lembrado no verão, derivado dos incêndios florestais que, ano após ano, assolam a nossa região, destruindo aquilo pela qual a região é conhecida e denominada, o Pinhal.
As concelhias da JSD consideram que a floresta não deve ser olhada apenas como uma fonte de problemas, derivado dos fogos florestais, mas deve, acima de tudo, ser olhada como fonte de riqueza da região, sendo por isso necessária a sua preservação e acima de tudo, deve ser gerida de forma sustentável.
Nestas jornadas pretende-se debater, não só a prevenção dos fogos florestais, mas acima de tudo a sua gestão e ordenamento.

Pretende-se discutir como aliar a propriedade privada à exploração sustentável da floresta. Como transformar as propriedades rurais, muitas vezes vistas como fontes de despesa, em propriedades rentáveis, mas sustentadas.

Como ultrapassar o problema do cadastro rural, que é uma verdadeira dor de cabeça.

Para responder a estas questões, teremos como oradores António Louro e o Eng. José Bernardino, num painel que será moderado por Daniel Nunes Luís, Presidente da JSD da Sertã.
Num segundo painel, teremos como convidados um representante de cada município da zona do pinhal para falar sobre “Valorização Florestal: O papel dos Municípios”, onde terão oportunidade de darem testemunho daquilo que os seus concelhos têm feito para valorizar a floresta.

Neste painel será moderador o Doutor Celestino Morais de Almeida.
A abertura destas Jornadas do Pinhal ficará a cargo de Daniela José, Presidente da JSD Proença-a-Nova e de João Lobo, Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
A inscrição, gratuita, poderá ser feita por email para:
jornadas.pinhal@gmail.com ou através do número 913 437  900.

Jornadas do Pinhal

Jornadas do Pinhal

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Oleiros, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *