Descoberta da Ribeira de Oleiros em curso

A Descoberta da Ribeira de Oleiros começou no domingo e promete continuar

Realizou-se na tarde do passado domingo, dia 12 de março, a Caminhada “À Descoberta da Ribeira“, numa iniciativa que pretendeu trazer a população e visitantes de volta à Ribeira de Oleiros.

A adesão dos participantes superou as expectativas com mais de 150 pessoas, das mais variadas idades, a responderem à chamada, dando um contributo muito positivo para esta atividade.

Na ocasião foram apresentados os 12 painéis interpretativos deste corredor verde, os quais se dispõem ao longo de 2,5 km, pela margem esquerda, entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto.

A interpretação esteve a cargo do Dr. Carlos Neto de Carvalho, coordenador científico do Geopark Naturtejo, numa intervenção brilhante que cativou os presentes, abordando aspetos como o ecossistema ribeirinho, a intervenção do Homem em construções rurais como pontes, açudes, levadas ou praias fluviais e o campo intangível das memórias e vivências. Do mesmo modo, os 12 painéis têm como denominador comum uma citação do Bispo de Angra, extraída da monografia “Memórias da Villa de Oleiros” (1881) sobre a temática de cada um.

No final da Caminhada, numa alusão ao penúltimo painel, situado nas imediações da Praia Fluvial, naquele que será futuramente o espaço-memória Padre António de Andrade, os participantes puderam retemperar energias com um bem-preparado lanche, onde nem faltou um apontamento de Vinho Callum e viver ainda uma revigorante experiência de yoga, a cargo de Sara Nunes.

Esta atividade realizou-se no espaço de lazer do Parque de Campismo, seguindo-se o workshop “Entre pedras e pedrinhas”, a cargo de Filomena Matias, no qual os participantes puderam executar o seu próprio quadro com pequenas pedras da Ribeira que foram recolhendo ao longo do percurso.

Relembra-se que no início da Caminhada havia sido oferecido um saco de papel para recolha de pedras, o qual continha ainda um folheto do percurso e como brinde, uma representação magnética de uma truta para assinalar a ocasião.

Para além dos painéis apresentados publicamente este fim-de-semana e de alguma sinalética, está a ser produzido um mapa em 3D, com o mesmo grafismo e ilustrações dos painéis, o qual servirá de suporte aos utilizadores deste percurso.

À Descoberta da Ribeira” foi a primeira de várias ações planeadas com o intuito de promover a conservação e a valorização deste percurso.

O Município de Oleiros aproveita para agradecer aos proprietários dos terrenos confinantes com a Ribeira pela compreensão e colaboração que tiveram, fundamentais para o sucesso desta atividade.

Descobrir a Ribeira de Oleiros

Descobrir a Ribeira de Oleiros

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *