“ETPS” organizou 2ª edição das Jornadas Técnicas de Turismo na Sertã

ETPS organizou 2ª Edição das Jornadas Técnicas de Turismo

Decorreu no passado dia 23, a 2ª edição das Jornadas Técnicas de Turismo da ETPS (Escola Tecnológica e Profissional de Sertã), uma iniciativa organizada pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da escola.

Cabendo a abertura a Vereadora do Turismo, Dra. Cláudia André e ao Coordenador de Curso de Turismo, Prof. Manuel Dias, foram salientados alguns aspetos fundamentais do turismo quer no concelho, quer na região.

Com o objetivo de despertar a discussão em temas de discussão no setor turístico, o primeiro tema destas jornadas, intitulado O impacto do ensino profissional no perfil dos alunos de turismo, contou com a presença de 4 antigos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural: Patrícia Azevedo, aluna da licenciatura em Turismo e Lazer, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia; Flávio Marçal, aluno do Mestrado em Turismo: Gestão Estratégica de Destinos Turísticos na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Pedro Brantes, aluno do Curso Técnico Superior em Turismo Desportivo e Aventura, do Instituto Superior de Ciências Educativas, em Odivelas, e Eduardo Bishop, técnico de Turismo no Governo de São Tome e Príncipe, que efetuou ligação online via Skype, salientaram a importância dos conhecimentos apreendidos no ensino profissional, quer nos seus estágios, quer nas suas atividades atuais.

O 2º painel, denominado Os Geoparques como contributo para o Desenvolvimento Sustentável dos destinos, foi dinamizado pela Dra. Alexandra Paz, em representação do Geoparque Arouca, e pela Dras. Gisela Firmino e Magda Fernandes, do Geoparque Estrela, que salientaram a importância dos referidos Geoparques na região onde estão inseridos, assim como a sua contribuição para o desenvolvimento sustentável dos destinos onde estão enquadrados.

O último painel, designado Turismo, territórios e sustentabilidade, foi levado a cabo pelo Dr. Arsénio Coelho, em representação das Aldeias Históricas de Portugal, assim como pelo Dr. Rui Simão das Aldeias de Xisto, trouxeram a plateia a dinâmica dos seus projetos na zona centro de Portugal, nos seus diferentes territórios.

No período da tarde, houve a dinamização de um Peddy Papper e de um PhotoPapper pela Vila da Sertã, dinamizado pelos alunos de turismo da ETPS, onde participaram a maior parte da plateia do período da manhã, alunos das Escolas Profissionais de Pombal e do Sicó, assim como alunos da Escolas Secundárias de Vila de Rei e de Ferreira do Zêzere, que participaram neste encontro.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Sertã, Turismo com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *