Fernando Freire, Presidente de Vila Nova da Barquinha sai em defesa do Tejo

Câmara da Barquinha vai estar representada pelo seu presidente na manifestação contra a poluição no rio Tejo

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha vai estar representada, através do presidente do executivo, Fernando Freire, na 2.ª manifestação contra a poluição do rio Tejo e seus afluentes, a realizar no dia 4 de março de 2017, em Vila Velha de Rodão, organizada pelo Movimento Pro TEJO.

A decisão foi tomada na reunião do executivo camarário do passado dia 22 de fevereiro, tendo sido deliberado por unanimidade “relevar que a poluição no rio em muito prejudica os investimentos realizados pela autarquia, nos últimos anos”. Deliberação que será dada a conhecer ao Governo.

Relativamente à poluição no Tejo, o Executivo Municipal sustenta que “o que aconteceu no início do mês de fevereiro de 2017 no rio tejo não pode voltar a acontecer. A forte poluição das suas águas quando em confronto com as águas límpidas do rio Zêzere, é uma afronta à saúde pública, à qualidade de vida e ao turismo do nosso concelho.”

Nos últimos dias multiplicaram-se nas redes sociais e órgãos de comunicação social imagens impressionantes da água contaminada e poluída, junto à Foz do Zêzere, que desagua no rio Tejo, junto a Constância.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha “temos de pôr fim ao sentimento de impunidade dos poluidores, aplicando as devidas sanções em tempo útil, sob pena de continuarmos a assistir a este desastre ecológico. Fizemos um enorme esforço na promoção da gastronomia, do turismo, na valorização do Castelo de Almourol e na reabilitação das margens do rio, nos cais, nos parques ribeirinhos e no ambiente com a instalação de sistemas de águas residuais, a última a funcionar na Praia do Ribatejo, desde Dezembro de 2016. Urge salvar o tejo, enquanto é tempo!” avança Fernando Freire.

O Governo, entre outras medidas, criou entretanto uma Comissão de Acompanhamento sobre a Poluição no Rio Tejo, apresentou o Plano Nacional de Fiscalização e Inspeção Ambiental, no passado dia 19 de janeiro em Abrantes.

Fernando Freire, Presidente de Vila Nova da Barquinha

Fernando Freire, Presidente de Vila Nova da Barquinha

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Vila Velha de Ródão com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *