ETEPA com novas instalações em Castelo Branco

CÂMARA CEDE ANTIGA ESCOLA

ETEPA Instala-se na Horta d’Alva

A Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) inaugurou as novas instalações, na antiga Escola da Horta d’Alva, um edifício cedido pela Autarquia por um prazo de 20 anos, que beneficiou de obras de requalificação para acolher a escola profissional.

O presidente da Câmara, Luís Correia, destacou o papel da escola na formação e qualificação dos jovens, ao considerar que “a qualificação é cada vez mais importante, pois a criação de emprego passa também por termos pessoas qualificadas, que se adaptem às necessidades do mercado de trabalho“.

O autarca lembra que, para atrair empresas, é necessário garantir gente com competências, “lembro duas situações em que não conseguimos ganhar o investimento, porque não havia gente em número suficiente com as competências adequadas para esses postos de trabalho“. Daí a importância da formação e atribuição de competências, numa escola como é a ETEPA, “que soube fazer o seu caminho ao longo destes quase 25 anos, tendo em conta a sua sustentabilidade e garantindo o seu futuro“.

Cristina Granada, diretora pedagógica da escola, agradeceu a todos os que contribuíram para que a mudança fosse possível: “todos os apoios financeiros, a nível europeu, nacional e concelhio“.

Adelino Minhós, presidente da Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB), explicou que a reabilitação “foi a possível“, mas não exatamente conforme o projeto inicial, que previa a construção de mais três salas, “para as quais não havia os recursos financeiros suficientes”.

Para Adelino Minhós, a solução encontrada “foi feliz” porque reabilitou um edifício da Autarquia e deu à escola as instalações que há tanto desejava.

E conclui, “este é um exemplo, mesmo no âmbito nacional, ao nível da recuperação do património público. Trata-se de um edifício da Câmara, que é reabilitado, recuperado, e reutilizado por uma instituição privada como é a ETEPA“.

ETEPA com novas instalações

ETEPA com novas instalações

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *