Aulas de Biodanza em Proença-a-Nova

Proença-a-Nova recebe aulas regulares de Biodanza

É o único grupo regular de Biodanza atualmente no distrito de Castelo Branco e desde o início do mês de janeiro reúne-se para biodanzar todas as sextas-feiras em Proença-a-Nova.

Sónia Martins, facilitadora em supervisão, revela que nesta fase inicial as aulas servem essencialmente para apresentar esta atividade que ainda é relativamente desconhecida. “Não é preciso saber dançar para fazer Biodanza, pois privilegiamos o movimento pleno de sentido; não fazemos coreografias ensaiadas mas estimulamos a criatividade de cada um e, ao longo das aulas, promovemos uma maior integração auditivo-motora”, afirma.

Criada pelo antropólogo chileno Rolando Toro, na década de 1960, a Biodanza é um sistema que favorece o desenvolvimento humano através de vivências integradoras induzidas pela música e pelo movimento.

Na prática, uma aula dura uma hora e meia e é composta por um conjunto de exercícios e músicas, organizado segundo o modelo teórico da Biodanza, com o objetivo de elevar o nível de saúde e bem-estar, desenvolver a autoestima e o autoconhecimento, melhorar a comunicação e expressão de si mesmo e estimular a criatividade a todos os níveis.

Tal como ninguém espera perder um quilo só por ter ido uma vez ao ginásio, também não se pode esperar transformações profundas só por participar numa aula de Biodanza. O compromisso e a regularidade são fundamentais para se poderem despertar potenciais que todos temos e que, no fim de contas, nos tornam mais recetivos à vida”, acrescenta Sónia Martins.

À letra, podemos dizer que Biodanza é a dança da vida, fundamentada no princípio biocêntrico, em que a vida é o centro de tudo”.

Qualquer pessoa pode participar nas aulas de Biodanza, independentemente da idade e da condição física, tendo em conta que cada um é responsável pelo movimento que faz e autorregula-se em função da sua condição.

O essencial é a disponibilidade para aceitar as propostas que são feitas e que são muito variadas: “nada do que acontece numa aula de Biodanza é aleatório e o sistema está assente em princípios biológicos, fisiológicos e das ciências sociais e humanas que têm impacto na vida de todos os dias, sendo também um maravilhoso convite à alegria de viver”.

As aulas realizam-se todas as sextas-feiras, às 19h15, no edifício do Pré-Escolar em Proença-a-Nova (junto à Biblioteca Municipal) e participar na primeira aula tem um valor simbólico de cinco euros.

Saiba mais em

www.facebook.com/biodanzasoniamartins, biodanzasoniamartins@gmail.com

ou

963 051 518.

Do que está à espera para experimentar a dança da vida?

Biodanza, Proença-a-Nova

Biodanza, Proença-a-Nova

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Desporto, Destaques, Proença-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *