Castelo Branco planta 5 000 árvores na Gardunha

Castelo Branco adere ao movimento Plantar Portugal e planta 5 mil árvores na Serra da Gardunha

A Câmara Municipal de Castelo Branco aderiu ao Movimento Plantar Portugal,  um movimento de cidadania ativa que tem como objetivo motivar voluntários com vista à conservação da natureza para o uso racional dos recursos naturais. Nesse sentido, e em conjunto com as freguesias de S. Vicente e de Louriçal do Campo e as escolas, a Autarquia  vai, amanhã, dia 08 de Dezembro, pelas 10.00 horas, proceder ao início da plantação de cinco mil árvores num terreno que é propriedade da Câmara Municipal, junto à aldeia de Casal da Serra, freguesia de S. Vicente da Beira.

Castelo Branco é detentor de uma enorme área florestal que, ao longo dos últimos anos, foi fustigada por incêndios de grandes dimensões, nomeadamente  nos anos de  2003 e 2005, e este ano ocorreu igualmente um incêndio  de Monforte da Beira onde arderam mais de 1.000 ha.

Esta foi uma das razões porque a Autarquia aderiu ao movimento Plantar Portugal. Para, deste modo, também contribuir para a Conservação da Natureza, Biodiversidade e uso racional dos recursos.

A Câmara Municipal de Castelo Branco pretende associar-se a esta iniciativa e desse modo, atempadamente submeteu uma candidatura ao ICN para um projeto de florestação na serra da Gardunha, Casal da Serra,  freguesia de S. Vicente da Beira de que resultou o fornecimento de cerca de 5.000 árvores de espécies autóctones, nomeadamente castanheiros e carvalhos, que irão amanhã ser plantadas num terreno municipal junto à aldeia de Casal da Serra (S. Vicente da Beira).

Este projecto decorre em paralelo com um outro, promovido pela Autarquia que visa a erradicação de espécies arbustivas invasoras, especificamente de acácias mimosas.

Plantar árvores

Plantar árvores

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Economia com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *