Alunos de Oleiros visitaram Parlamento Europeu

ALUNOS E PROFESSORES DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE ANTÓNIO DE ANDRADE – OLEIROS VISITARAM O PARLAMENTO EUROPEU NOS DIAS 17 A 19 DE OUTUBRO DE 2016

Por iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade-Oleiros, e sob a responsabilidade do Professor Anselmo Casimiro Ramos Gonçalves, docente de Geografia, este Agrupamento visitou o Parlamento Europeu com oito alunos e dois professores entre os dias 17 a 19 de outubro de 2016.

Esta visita só foi possível com o esforço conjugado pelo senhor Deputado Eurico Brilhante Dias que quando visitou a nossa Escola inserido no programa “PARLAMENTO JOVEM 2015-16”, prometeu o seu empenhamento pessoal na possibilidade de que alguns jovens estudantes de Oleiros pudessem ir visitar o Parlamento Europeu.

Essa possibilidade transformou-se em realidade e a viagem aconteceu.

Visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas oito alunos e dois professores que estiveram envolvidos na respetiva atividade “PARLAMENTO JOVEM 15-16, nas sessões ao nível da Escola e os que participaram na sessão distrital em Castelo Branco em representação do nosso Agrupamento.

A viagem incluiu além de uma visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas (onde almoçamos), uma vista às cidades medievais de Gent e Brugges (ambas cidades Patrimônio da Humanidade pela UNESCO), local onde os nossos alunos encontraram muitos adeptos do Futebol Cube do Porto, dia em que este clube defrontou o Brugges para a Liga dos Campeões.

Jantamos numa das mais emblemáticas salas de jantar que não é mais do que uma enorme livraria onde os livros fazem parte do menu e onde se instalou um Restaurante de nome AMADEUS, local obrigatório a visitar em Bruxelas e onde se encontram atores, músicos, escritores, poetas, artistas plásticos, políticos enfim a intelectualidade.

No último dia tivemos oportunidade de fazer um passeio pela área histórica de Bruxelas próxima do Hotel onde ficamos e ver o Manneken Pis (é uma pequena fonte em bronze de um menino a urinar para a bacia da fonte) a Grand Place, a Bourse (antigo edifício da Bolsa) e a Abadia de St. Nicholas.

Ficou-nos com sabor a pouco os chocolates deliciosos que enfeitavam as sucessivas lojas, lojinhas e enormes pontos de venda do provavelmente melhor chocolate do mundo.

Legenda foto:Na sala das Bandeiras no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Da esquerda para a direita, Diretor do Agrupamento Professor António Cavaco.

Alunos: Gonçalo, Carlos Xavier, Beatriz Diniz, Luís Ramos, Maria Inês Luís, José Jorge, Marta Martins e Lara Almeida. Professor Anselmo Gonçalves

Cabe-nos aqui também expressar o nosso agradecimento ao Município de Oleiros que na pessoa do seu Vice-presidente não regateou o apoio à nossa viagem disponibilizando transporte para o aeroporto Humberto Delgado no dia 17 e regresso a Oleiros no dia 19 de outubro.

Agradecemos ao Professor Anselmo Casimiro Ramos Gonçalves e ao Director do Agrupamento António Cavaco

Alunos e Professores no Parlamento Europeu

Alunos e Professores no Parlamento Europeu

 

 

 

 

 

 

Legenda foto:

Na sala das Bandeiras no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Da esquerda para a direita, Diretor do Agrupamento Professor António Cavaco.

Alunos: Gonçalo, Carlos Xavier, Beatriz Diniz, Luís Ramos, Maria Inês Luís, José Jorge, Marta Martins e Lara Almeida. Professor Anselmo Gonçalves

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *