Vasto programa para a Mostra do Medronho e da Castanha em 28, 29 e 30 de Outubro

Mostra do Medronho e da Castanha com programa inovador

A Mostra do Medronho e da Castanha irá realizar-se nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro no recinto da Feira do Pinhal.

Esta é uma feira temática dedicada a dois produtos outonais com uma ligação histórica a Oleiros: o Medronho e a Castanha.

Além disso, para quem visita Oleiros, poderá ainda encontrar uma seleção de produtos tradicionais da nossa terra, assim como artesanato de alta qualidade.

Além dos stands, o programa começa na sexta-feira com a inauguração da Mostra pelas 18 horas acompanhada pelos Bombos da Casa do Benfica de Proença-a-Nova e com Música ao Vivo a partir das 21H30.
No sábado é possível visitar a Mostra a partir das 10 horas e até à meia-noite.

O programa deste dia começa às 10H30, com o colóquio “Qualidade da Aguardente de Medronho e outras potencialidades” no local da Mostra, que irá dar enfoque à questão da sua qualidade enquanto elemento diferenciador e catalisador de potencialidades para a fileira do medronho.

A questão do potencial de exportação deste produto revela-se bastante interessante e deve ser tida em conta. Confirmado está já um painel de especialistas que promete esclarecer e sensibilizar os vários interessados no assunto.

O principal objetivo desta Mostra recai sobre redescobrir as potencialidades do medronho e da castanha como produtos com potencial de exploração em várias vertentes. Precisamente com o nome “Descobrir a Castanha e o Medronho“, pelas 14H30, a conceituada Chef Cátia Goarmon vai cozinhar ao vivo e dar a provar estes dois sabores em receitas do dia-a-dia.

Logo de seguida, pelas 17 horas, é altura das gentes locais mostrarem as suas receitas que vão a concurso no concurso gastronómico “Valorizar o Medronho e a Castanha“, com prémios para os vencedores.

Ainda no sábado atua o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros às 19 horas e o programa deste dia termina com uma noite de comédia com João Seabra, participante do programa Got Talent Portugal, pelas 21H30.

No domingo, a Mostra abre às 10 horas e encerra às 23 horas.

No entanto, antes da abertura do certame, pelas 9 horas, realiza-se a Caminhada “Rota do Medronho” na freguesia da Madeirã.

De volta ao recinto da Mostra, o acordeonista Ruben Alves irá animar a manhã.

À tarde, serão entregues os prémios às melhores montras do concurso “Decore o seu espaço“, pelas 15horas.

Até à noite a animação não para,  com a actuação da Sociedade Filarmónica Oleirense, do grupo de hip-hop da Casa do Benfica em Proença-a-Nova e ainda com uma noite de Tunas.

O recinto contará com um espaço de restauração – a Taberna – ao estilo de antigamente com petiscos e bebidas.

No local poderá ainda assistir à tradicional pisa da castanha ou adquirir castanhas assadas. A Mostra do Medronho e da Castanha é também uma Mostra Gastronómica, uma vez que neste fim-de-semana, os restaurantes são convidados a criar uma ementa alusiva à temática.

Medronho em Oleiros

Medronho em Oleiros

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *