Dia 29 de outubro, Colóquio em Oleiros “Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades”

Colóquio “Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades” em Oleiros 

Integrado na Mostra do Medronho e da Castanha, o Município de Oleiros leva a efeito, no próximo dia 29 de outubro (sábado), pelas 10:30h, no recinto do Mostra, o colóquio “Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades“.

A iniciativa pretende privilegiar este ano a produção de “medronheira”, dando enfoque à questão da sua qualidade enquanto elemento diferenciador e catalisador de potencialidades para a fileira.

A questão do potencial de exportação deste produto revela-se bastante interessante e deve ser tida em conta. Confirmado está já um painel de especialistas que promete esclarecer e sensibilizar os vários interessados no assunto.

Recorde-se que a fileira do medronho em Oleiros se encontra em fase de consolidação. Para além dos inúmeros focos existentes com medronheiros selvagens (havendo a intenção de limpar uma área de cerca de 10 ha), existe ainda a intenção de instalar novas plantações, em cerca de 60 ha.

Realça-se que no território concelhio estão já identificados cerca de 50 ha de plantações efetivas, em diferentes fases de maturação, cuja produção é maioritariamente absorvida pelas destilarias da região.

No concelho existem 5 destilarias, das quais duas possuem marca própria de aguardente de medronho, sendo as restantes prestadoras de serviços.

A produção de aguardente de qualidade é assim encarada como uma premissa fundamental para afirmar um produto local único e tão promissor.

Medronho

Medronho

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *