Conferência “Agricultura com futuro:Hoje”, dias 21 e 22 em Idanha-a-Nova

Conferência “Agricultura com Futuro: Hoje!”

. Dias 21 e 22 de Outubro de 2016 no Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova.

A agricultura biológica e biodinâmica é promotora de inovação social, de redes de economia locais, de trabalho especializado e de melhoramentos ambientais.

Oferece ao agricultor uma melhor qualidade de vida!

A conferência “Agricultura com Futuro: Hoje!” pretende demonstrar aos agricultores, técnicos agrícolas, consumidores, políticos e a todos os interessados que o trabalho na agricultura é uma atividade com futuro, já a partir de agora, hoje.

No norte da Europa o mercado da agricultura biológica cresce mais de 10% por ano. No conjunto Europeu os produtos biológicos tem previsões de crescimento de 30% até 2030. Devido ao clima favorável e aos níveis de poluição mais baixos, os países da Europa do sul, como Portugal, possuem um enorme potencial de crescimento.

A inovação vem da Natureza

Em vez de ir para as grandes cidades e enfrentar um quotidiano de rotina, muitos jovens estão a virar-se para o campo, com projetos agrícolas, trazendo corpo e alma, procurando criar um estilo de vida mais harmonioso, renovando comunidades e criando novos mercados locais.

Trabalhar com a natureza em vez de agir contra a natureza, traz surpreendentes observações de como os elementos naturais interagem uns com os outros e se complementam entre si.

Ajudando na mudança do paradigma da importação de alimentos do estrangeiro, cada vez mais jovens agricultores embarcam no desafio de produzir alimentos locais de uma forma saudável para todos, respeitando a natureza e a integridade das plantas, dos animais e dos ecossistemas.

Sementes, alimentação e saúde estão interligadas

Valorizando os alimentos saudáveis poupamos certamente dinheiro nas farmácias.

Para trabalhar com a Natureza é necessário muito conhecimento sobre as interações e os impactos entre o solo, o clima, as plantas, os animais e entre nós próprios. A conferência pretende ser uma coleta e ao mesmo tempo uma troca de conhecimentos e experiências, entre todos os participantes, sobre agricultura biológica e biodinâmica e a forma de criar sinergias de colaboração.

A conferência terá a duração de 2 dias com especialistas vindos de Portugal, Suíça, Alemanha, Reino Unido, Espanha, México, Holanda, França, Áustria e Brasil. Vários assuntos fulcrais serão apresentados pelos oradores principais, que serão, posteriormente, debatidos e aprofundados em 6 grupos de trabalho.

Haverá também lugar a um concerto pelos portugueses Yemadas.

Terá lugar em Idanha-a-Nova, que se está a transformar no centro de Portugal para a agricultura biológica e biodinâmica, para a troca de conhecimento agrícola e para a cooperação e trabalho em rede.

A agricultura é importante e todos fazem parte deste ciclo: produtores, consumidores e os entusiastas de novas e velhas práticas agrícolas sustentáveis!

Agricultura com futuro

Agricultura com futuro

Saiba mais

Para mais informações e/ou contatos:

www.ls-sv.eu no separador EVENTOS

Living Seeds Sementes Vivas

Hugo Zina (+351 912 944 961)

hugo.zina@ls-sv.eu

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Idanha-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *