Universidade Sénior de Idanha-a-Nova com 4 polos

Idanha-a-Nova

Universidade Sénior abre 4 novos polos

A Universidade Sénior de Idanha-a-Nova (USIN) vai iniciar as aulas a 3 de outubro, na sede de concelho e em quatro novos polos: Penha Garcia, Toulões, São Miguel de Acha e Medelim.

As novidades foram apresentadas na cerimónia de abertura do novo ano letivo, 21 de setembro, no Forum Cultural de Idanha-a-Nova, com a presença das entidades envolvidas, professores e dezenas de alunos.

As áreas da música e tradição mantêm a centralidade na atividade da USIN, mas a oferta formativa, gratuita, engloba também disciplinas como literatura, informática, fotografia, inglês, gastronomia regional, liturgia, primeiros socorros, danças de salão, português para estrangeiros e apoio ao envelhecimento ativo.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realça que a abertura dos novos polos reflete “a vontade de chegar ao maior número possível de habitantes do concelho e facilitar-lhes a oportunidade de participar neste projeto”.

O autarca refere ainda que “a Universidade Sénior é fundamental para a preservação e transmissão dos nossos usos, costumes e tradições”.

Tem uma ligação especial à música que devemos valorizar com orgulho. Até porque somos a única Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música, que é do mundo rural. Não há outra no mundo”, frisa.

No campo da música, as aulas vão desde canto tradicional e coral, aos instrumentos tradicionais, informática aplicada à música, história e cultura local, grupos de adufeiras e cavaquinhos, entre outras.

A USIN, que se destina a maiores de 50 anos, é uma parceria entre Filarmónica Idanhense, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, freguesias e associações locais.

Este é o segundo ano de atividade.

No ano inaugural, a USIN envolveu 167 alunos, um número que superou as expetativas e que se pretende que continue a crescer.

Universidade Sénior

Universidade Sénior

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *