Programa “Oleiros Educa” abrange 305 alunos

Livros escolares gratuitos representam investimento de 26 mil euro

O Projeto “Oleiros Educa” do Município de Oleiros ofereceu, pelo terceiro ano consecutivo, os livros escolares a todos os alunos do concelho, desde o 1º ciclo ao ensino secundário.

Neste ano letivo, foram abrangidos 305 alunos, o que representa um investimento de cerca de 26 mil euros.

O “Oleiros Educa” tem sido trabalhado numa lógica de poupança e de reutilização. Assim, o Banco de Livros ( livros devolvidos pelos alunos) possui neste momento 1220 livros, o que resulta numa poupança estimada de 25 mil euros face à compra total dos livros necessários. Neste ano letivo, foram adquiridos até à data, cerca de 2442 livros, o que congrega manuais e livros de apoio/fichas. Sendo esta uma despesa que pesa bastante no bolso dos encarregados de educação, o Município considera ser uma ajuda valiosa nas economias familiares.

Além da oferta de manuais escolares este programa contempla também regalias como a residência de estudantes que este ano alberga 54 alunos; o cartão jovem municipal com descontos; transporte escolar gratuito para todos os alunos – 156 este ano -; refeições gratuitas para crianças do ensino pré-escolar e do 1ºciclo do ensino básico com carências financeiras – um investimento de mais de 37 mil euros -; estímulo ao ensino através de bolsas de mérito entre outros privilégios. As Bolsas de Estudo são outra vertente muito importante, que possui até ao fim do mês, inscrições abertas para os interessados. Desde 2014, ano de início do programa, o Município já ajudou 29 alunos com Bolsa de Estudo no IPCB e 16 alunos no ensino superior a nível nacional, o que representa um investimento de mais de 38 mil euros.

No seu conjunto, estas medidas procuram combater a interioridade e proporcionar condições ideais para o estabelecimento de famílias com filhos, numa área tão fundamental como é a educação.

O Projeto “Oleiros Educa” é uma parceria entre a Câmara Municipal de Oleiros, o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), a  Residência de Estudantes de Oleiros,  a Diocese de Portalegre-Castelo Branco e a Segurança Social.

Oleiros Educa

Oleiros Educa

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Educação, Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *