Sobreira Formosa recebe Festival do Plangaio em 24 e 25 de setembro

Festival do Plangaio promove enchido com elevado potencial gastronómico

Certame realiza-se nos dias 24 e 25 de setembro em Sobreira Formosa

O plangaio é um enchido típico das freguesias do norte do concelho de Proença-a-Nova (Sobreira Formosa, Alvito da Beira e Montes da Senhora) que, pelo seu potencial gastronómico, vai estar em destaque na edição deste ano da Feira do Outono.

Desta forma, quem não conhece o seu sabor característico vai ter oportunidade de saborear este enchido, que é feito com massa de farinheira e ossos do espinhaço do porco, durante a realização do Festival de Outono que decorre na Praça Cónego José Esteves, em Sobreira Formosa, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro.

O espaço gastronómico, dinamizado por um restaurante do concelho, será complementado por sete associações destas freguesias que disponibilizarão produtos locais e tradicionais, como a broa de milho, o bolo finto, o pão caseiro, as papas de carolo doces e outros petiscos para comer na hora. “Este certame, como todos os outros que temos vindo a realizar como sejam o Festival da Cereja, a Feira da Tigelada e do Mel ou a Feira de Natal e da Filhó, também cria condições para, com o turismo de natureza, se gerar um produto turístico de base gastronómica de elevado potencial e com capacidade de atração com o objetivo de cada vez mais divulgarmos o nosso território e sermos visitados”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

No âmbito da divulgação do plangaio, serão dinamizadas duas sessões de cozinha ao vivo: o chef Hélio Loureiro aceitou o desafio de confecionar o plangaio e apresentará a sua proposta no sábado, às 18h00.

No domingo, João Branco, chef do Restaurante do Hotel das Amoras, explicará uma das receitas que está disponível no menu do restaurante e que é uma desconstrução à forma tradicional de se comer plangaio, normalmente servido cozido com couves igualmente cozidas. Esta sessão realiza-se no domingo, às 16h00.

Face ao sucesso em edições anteriores, no sábado será novamente apresentado um atelier de broa de milho em que se explica como fazer este produto típico.

A Feira de Outono – Festival do Plangaio conta ainda com a recriação de uma desfolhada pelo Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa: antigamente, quase todas as famílias dedicavam-se à plantação e rega de milho para no outono ter cereal para moer. A farinha de milho era então armazenada e utilizada na confeção da broa de milho ou papas de carolo.

Outras tradições de antigamente serão recuperadas nos jogos tradicionais, promovendo momentos de diversão e interação entre diferentes gerações.

No domingo à tarde, a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira oferece um lanche que tem uma inscrição solidária no valor de três euros.

O dinheiro angariado será oferecido à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova. A mostra de artesanato, a animação musical e o espetáculo de fogo preso são outros dos pontos de interesse da Feira de Outono – Festival do Plangaio.

Festival do Plangaio

Festival do Plangaio

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *