Sábado, dia 17 em Proença, Cientistas explicam o universo

Cientistas explicam o universo em contrarrelógio em Proença-a-Nova

Iniciativa Ignite Iastro realiza-se este sábado no auditório municipal

O desafio é simples: oito cientistas vão subir ao palco do auditório municipal de Proença-a-Nova e cada um tem apenas 5 minutos para apresentar os 20 slides da sua comunicação. O problema é que o slide avança automaticamente ao fim de 15 segundos, criando algumas peripécias em palco.

A diversidade e a rapidez das apresentações do formato Ignite propiciam momentos de espetáculo e de entretenimento. A expetativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, próprias desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência”, refere o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço que promove esta atividade.

Proença-a-Nova é uma das onze localidades a receber a Digressão Ignite IAstro em 2016, iniciativa que “quer levar a investigação nacional em Astrofísica e Ciências do Espaço a vilas e cidades que estão mais longe dos grandes centros urbanos e que têm menos acesso à divulgação de ciência”.

Oito cientistas vão falar de temas como a detecção e estudo de exoplanetas, as estruturas em larga escala do Universo e a sua relação com a matéria e a energia escuras, o estudo dos buracos negros supermassivos e a procura das galáxias mais longínquas, entre outros.

O programa para o próximo sábado, 17 de setembro, inclui as seguintes apresentações: “Titã: a Exploração de um Novo Mundo” por Alberto Negrão; “1001 Receitas: Exoplanetas” por João Faria; “Máquinas de Caçar Planetas” por Pedro Figueira; “O Sol na Sua Adolescência” por Jorge Filipe Gameiro; “Astrobytaites” por Ana Afonso; “O Lado Escuro da Força” por Tiago Barreiro; “Decifrar as Mensagens das Estrelas” por Andressa Ferreira e “A Engenharia Mecânica na Indústria do Espaço” por Mahmoud Hayati.

O Ignite IAstro decorre no auditório municipal de Proença-a-Nova, a partir das 21h30, com entrada livre.

Mais informações: http://www.iastro.pt/outreach/activities/ignite/

IgniteAstro em Proença

IgniteAstro em Proença

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *