Oleiros já tem médico residente

30 anos depois, Oleiros tem médico residente
. Empenho pessoal de Fernando Jorge garante este sucesso

O concelho de Oleiros, volta a contar com a colaboração de um médico residente, cerca de 30 anos depois de ausência de um profissional na sequência de um protocolo celebrado entre aquela Câmara Municipal e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco.

Ao nível do município, estamos bastante satisfeitos com a cobertura médica e a fixação deste médico no concelho. É algo que nos satisfaz bastante e que deixou a população muito agradada com a própria ULS de Castelo Branco”, assegurou o presidente do município, Fernando Marques Jorge.

O autarca explicou ainda que a fixação de residência do médico em Oleiros é fruto de um protocolo que o município estabeleceu com a ULS de Castelo Branco, cujos compromissos assumidos têm vindo a ser cumpridos.

“O clínico fixou residência desde o início do mês em Oleiros, sendo que a câmara garantiu uma habitação própria para o médico”, sublinhou o autarca.

Desde 2014 que a Câmara de Oleiros está a financiar a 100% jovens naturais do concelho que se queiram formar em Medicina, tanto em Portugal como no estrangeiro, com o objectivo de fomentar ali a sua fixação.

Segundo o autarca, atualmente existe já uma jovem estudante de Medicina que se encontra a fazer o respetivo estágio no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco.

“Temos uma aluna no terceiro ano da faculdade a fazer o estágio no HAL e esperamos que daqui a três ou quatro anos possamos ter aqui mais uma médica”, sustentou.

O autarca adiantou ainda a realização de um rastreio à diabetes, fruto do protocolo estabelecido com a ULS de Castelo Branco, cujos casos diagnosticados (cerca de 500) estão a ser já acompanhados pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a título gratuito.

Fernando Jorge

Fernando Jorge

 

 

 

 

 
* In ” O Médico”

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Destaques, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *