A Gestão Florestal na ordem do dia

CRIAR VALOR NA UTILIZAÇÃO DAS MARCAS FSC®

A gestão florestal responsável é cada vez mais um desígnio nacional e o uso de produtos de origem florestal certificados, uma prática com valorização crescente e consciente nas escolhas dos consumidores.

O Forest Stewardship Council® (FSC)® , é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito internacional, dedicada à promoção de uma gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas no mundo inteiro.

Em Portugal, o FSC é representado pela Associação para uma Gestão Florestal Responsável (AGFR), organização criada em 2007 pelos principais agentes do sector florestal nacional.

A consciencialização da sociedade civil sobre a importância de uma gestão florestal responsável tem levado ao aumento da procura de produtos certificados FSC e, consequentemente, à crescente certificação de área florestal.

Actualmente, Portugal tem cerca de 370.000 ha certificados, correspondendo a 25 certificados de gestão florestal e 207 certificados de cadeia de custódia1 .

O sucesso da certificação florestal passa igualmente pela adesão e compromisso dos seus membros às políticas do FSC, contando neste momento com 46 membros activos, distribuídos pelas câmaras ambiental, social e económica.

A Certificação FSC dá assim aos consumidores a garantia que os produtos que compram são provenientes de fontes responsáveis, que apoiam a conservação dos espaços florestais, e permitem que o mercado possa ser um incentivo para uma melhor gestão florestal, uma vez que as marcas registadas do Forest Stewardship Council® (FSC®) são importantes ferramentas de comunicação para todas as organizações que pretendem evidenciar o seu compromisso com uma gestão florestal responsável.

Desde o pasado mês de Julho, que o FSC Portugal dispões do serviço TSP, trademark service provider , programa que visa o controlo do uso promocional das marcas registadas do FSC, seguindo as especificações definidas internacionalmente pelo FSC através da norma FSC-STD-50- 002. 1

Como contactar

Dados à data de 4 de Julho de 2016 Forest Stewardship Council® FSC® Portugal AGFR – Associação para uma Gestão Florestal Responsável · Rua Mestre Lima de Freitas, n.º 1 · 1549-012 Lisboa · Portugal T +351 217 100 014 F +351 217 100 037 · geral@pt.fsc.org · www.pt.fsc.org NIPC: 508 326 311

De facto, para além das organizações certificadas, identificam-se uma série de outros agentes, que, no decurso das suas actividades, promovem ou utilizam produtos FSC. Comerciantes e/ou revendedores de produtos FSC, empresas que utilizam produtos FSC; instituições académicas e de investigação, organizações não-governamentais, empresas de consultoria e/ou formação em certificação FSC, designers gráficos e/ou editoras, e órgãos de comunicação social, são alguns desses agentes que deverão ter conhecimento das regras para o uso promocional das marcas registadas do FSC.

É extremamente importante para a integridade e credibilidade do sistema FSC que as suas marcas registadas sejam usadas correctamente, assegurando que todos os que investiram tempo e recursos numa gestão florestal responsável e no fabrico ou processamento de produtos florestais, são adequadamente identificados e recompensados.

Para a utilização das marcas registadas do FSC, os agentes devem obter uma autorização prévia, que resultará na atribuição de um código de licença único para efeitos de identificação.

Informe-se

Saiba mais em: https://pt.fsc.org/pt-pt O FSC conta com a colaboração de todos para a valorização das suas marcas e para a promoção de uma gestão florestal responsável.

FSC

FSC

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *