OLEIROS INTEGRA promove inclusão social

Oleiros Integra promove inclusão social

O Município de Oleiros em parceria com o projecto CLDS 3GNovos desafios” e as instituições do concelho desenvolveram no dia 26, a primeira acção do programa Oleiros Integra, destinado a pessoas portadoras de deficiência.

Este projeto exigiu um levantamento de todas as pessoas portadoras deficiência do concelho de Oleiros, sendo questionado a estas pessoas os seus interesses, através dos quais se organizou e organizará no futuro as atividades a desenvolver.

A intenção é permitir a pessoas com deficiência (física e mental), um dia diferente através de ações direcionadas à inclusão desta população com necessidades especiais.

No dia de ontem participaram cerca de 20 pessoas, de todo o concelho, cujo transporte foi assegurado pelo Município e pela carrinha adaptada da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros (SCMO).

A atividade decorreu no auditório da Santa Casa e começou com a teatralização de um momento de leitura de contos e lendas dinamizado pelo CLDS e pela Casa da Cultura.

O almoço, oferecido pelo Município, contou com a presença do Presidente da Câmara, Fernando Jorge, que impulsionou fortemente este projeto, de quem partiu a iniciativa e que tem acompanhado todo o processo, com interesse em que esta ação se repita com frequência, especialmente em visitas à praia, ao Santuário de Fátima, à serra, e muitos outros sítios.

Durante a tarde, a equipa dinamizou um jogo do bingo com os participantes e com alguns utentes da SCMO, seguido de um momento musical a cargo do acordeonista Abílio Alves. Ao longo da tarde, os interessados tiveram ainda direito a cuidados de beleza proporcionados por uma esteticista e uma cabeleireira.

Desta forma, pretende-se o encontro entre indivíduos portadores de deficiência tanto mental como física, tentando uniformizar as potencialidades, dificuldades e preferências de cada grupo, de modo a proporcionar actividades adequadas (sócioculturais, música, atelier, agricultura, trabalhos manuais), mas tentando também promover a auto estima através de cuidados de beleza (cabeleireiro, esteticista, manicure).

Inclusão social

Inclusão social

Inclusão em Oleiros

Inclusão em Oleiros

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Inclusão, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *