Defesa da floresta em Oleiros ganha reforços importantes

Defesa da Floresta contra incêndios ganha reforços

. CMDT dos Bombeiros reconhece importância dos novos meios

Encontram-se já em funcionamento as duas novas câmaras que vêm reforçar o Sistema de Apoio à Decisão na defesa da floresta contra incêndios, permitindo agora uma cobertura de mais de 85% do concelho.

O Município de Oleiros adquiriu em 2015 o Sistema de Apoio à Decisão. Esta ferramenta, vulgarmente designada por video-vigilância, serve precisamente de apoio à decisão sendo considerada de extrema relevância nas acções de detecção, validação, caracterização e monitorização remota de incêndios florestais.

As duas câmaras de vigilância existentes até à data encontram-se no Cabeço Rainho e no posto de vigia de Álvaro.

Em março, por ocasião do Dia Internacional da Proteção Civil, o Vice-Presidente, Victor Antunes, anunciou a entrada em funcionamento destas novas duas câmaras, que se encontram já na Ameixoeira (Estreito/Vilar Barroco) e em Zibreiro (Orvalho).

As declarações do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Oleiros vão ao encontro desta forte aposta feita pelo Município de Oleiros.

Luís Antunes reconhece que “este sistema é uma ajuda de extrema importância, que complementa os restantes métodos de reconhecimento e avaliação já existentes, sempre que haja necessidade de socorrer bens e/ou pessoas em qualquer tipo de ocorrência.

O Comandante adianta ainda que, “estas imagens que são transmitidas em tempo real, visam assim uma detecção precoce, de modo a sustentar bem a decisão que tomamos no reconhecimento de cada ocorrência, nomeadamente numa mobilização de meios em ataque inicial, mais musculada e assim tentar resolver o problema mais rápida e eficazmente”, tanto ao nível do Comando Distrital de Operações de Socorro, como do Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros Voluntários de Oleiros.

Protecção civil

Protecção civil

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Destaques, Oleiros. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *