Confraria do Cabrito Estonado de Oleiros realizou 1º Capítulo

I Grande Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado  

Realizou-se no passado dia 7 de maio, sábado, o I Grande Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, no qual foram entronizados 44 confrades fundadores e 4 confrades de honra.

Presidente, Capitão António Fernandes

Presidente, Capitão António Fernandes

Num cerimonial cujas origens remontam à Idade Média, este foi um momento singular apadrinhado pela Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo que teve lugar na Capela do Espírito Santo, em Oleiros.

Presentes estiveram, para além da presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, outras 14 confrarias que não quiseram deixar de marcar presença num momento importante para a gastronomia de Oleiros e para a afirmação da identidade cultural concelhia.

A recepção dos convidados e as degustações da alvorada tiveram lugar no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, seguindo-se um desfile de confrarias até ao local da entronização.

A cerimónia foi presidida pelo Pastor Juiz da Confraria madrinha, pelo Juiz e pelo Grão-Mestre da Confraria anfitriã, pela presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas e pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros.

Nela foram entronizados os confrades de Honra: Aura Romão (a título póstumo), Ruy de Carvalho, Pedro Machado e Daniel Raposo, os quais contribuíram de forma relevante para a prossecução dos objetivos da Confraria.

No final da entronização, foi tirada uma fotografia de grupo que ficará para a posteridade. Os confrades seguiram então para a Igreja Matriz, onde teve lugar a Missa solenizada pelo Orfeão de Castelo Branco. Este foi um momento musical de elevado nível, culminando com a apresentação do Hino da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado.

Após a cerimónia, o grupo dirigiu-se ao Hotel Santa Margarida.

Aqui, para além de um almoço de convívio, em cuja ementa não poderia faltar o Cabrito Estonado, houve lugar para a entrega de lembranças às confrarias convidadas.

Prestamos homenagem ao Fundador, Capitão António Fernandes, pela dedicação Concelho e a esta grande obra.

Orfeão de Castelo Branco

Orfeão de Castelo Branco

Uma palavra ainda para o Orfeão De Castelo Branco que actuou na Igreja Matriz de Oleiros e para o Hotel de Santa Margarida que serviu uma refeição extremamente qualificada.

Entronização

Entronização

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *