Plano operacional do distrito é apresentado dia 27, às 21H30

CASTELO BRANCO APRESENTA PLANO OPERACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS 

. SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA, JORGE GOMES, PRESENTE NESTA INICIATIVA e toda a estrutura dirigente da ANPC

O distrito de Castelo Branco irá apresentar publicamente no próximo dia 27 de Abril, pelas 21.30 horas, o Plano Operacional Distrital relativo às medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Jorge Gomes

Jorge Gomes

O evento, que decorre no auditório do CEI – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco – irá contar com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, o Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Francisco Grave Pereira, o Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, José Manuel Moura e o Comandante Operacional Distrital / ANPC, Rui Esteves.

Francisco Grave Pereira

Francisco Grave Pereira

O distrito de Castelo Branco apresenta à comunidade qual o planeamento e a organização de todos os meios disponíveis para participar no combate e prevenção aos incêndios florestais, de forma a garantir como objetivo operacional a segurança das pessoas e bens, bem como a dos combatentes aos incêndios.

O Plano de Operações aplica-se a todo o território do Distrito de Castelo Branco e a todos os organismos e instituições que concorrem para a defesa da floresta contra incêndios, bem como todos os que cooperam nesta matéria.

José Moura

José Moura

O Plano tem como missão e objetivos garantir permanentemente a segurança dos operacionais e dos cidadãos, a salvaguarda do património e do ambiente; Minimizar o número de baixas; Assegurar por parte de toda a cadeia de comando operacional toda a atenção na segurança das pessoas, dos meios, e a integridade física dos operacionais envolvidos nas intervenções, cumprindo-se, a todo o momento, as regras de segurança individuais e coletivas.

OJBECTIVOS

Pretende-se com este plano ainda assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão de todos meios disponíveis de forma eficiente e eficaz e adequada às seguintes ações: Vigilância dissuasiva; Deteção oportuna dos incêndios florestais; Despacho imediato de meios de ataque inicial; Domínio dos incêndios na sua fase inicial; Recuperação contínua da capacidade de ataque inicial (ATI); Reforço rápido de Teatros de Operações (TO); Limitação do desenvolvimento catastrófico dos incêndios florestais; Permanente consolidação da extinção; Unidade de comando e controlo; Gestão da informação pública operacional unificada.

À semelhança dos anos anteriores, o plano envolveu a participação e a colaboração de  diversas entidades do Distrito, como os Bombeiros, os Sapadores Florestais, as Câmaras Municipais, as Juntas de Freguesia, a GNR, a PSP, o ICNF, a AFOCELCA, a PJ, as Forças Armadas, o INEM, os Serviços Municipais de  Proteção Civil e em especial o cidadão.

Para o Comandante Operacional Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Rui Esteves, “tudo será feito para contribuir para o sucesso das operações de proteção e socorro no âmbito do combate aos incêndios florestais

Rui Esteves

Rui Esteves

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, considera que o Plano apresentado “é fruto do contributo e do compromisso assumidos em conjunto pelas autoridades e forças vivas do Concelho e do Distrito que, juntas, mostram o seu empenho em combater o flagelo dos incêndios”.

Luís Correia reforça ainda que “a prevenção dos incêndios depende de todos nós”, lembrando a importância da limpeza das florestas e dos terrenos e a vigilância.

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Bombeiros, Castelo Branco, Destaques com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *