Aldeia do Sabugueiro, Aldeia Inteligente de Montanha

Vai ser no próximo dia 23 de fevereiro que a Fundação Vodafone Portugal vai apresentar a Aldeia Inteligente de Montanha, na Aldeia do Sabugueiro, Seia, na Serra da Estrela. Esta será a primeira aldeia do género no nosso país.

O projeto foi iniciado pela Fundação Vodafone Portugal, e pretende implementar tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população da aldeia, e seus visitantes.

A Aldeia Inteligente passa por áreas como a mobilidade, saúde (com a monitorização de sinais vitais), entretenimento ou infraestruturas.

De entre as tecnologias a implementar, serão instalados sistemas (por exemplo, na iluminação pública) que permitam que a aldeia seja mais sustentável e amiga do ambiente.

Para implementar o projeto, a Fundação Vodafone contou com a colaboração da Câmara Municipal de Seia, da Junta de Freguesia do Sabugueiro, entre outras instituições.

Em comunicado, a impulsionadora do projeto afirma que a Aldeia do Sabugueiro “é a mais emblemática aldeia da Serra da Estrela, quer pelo seu enquadramento geográfico, quer pela sua identidade tão ligada aos valores da montanha.”

Durante a apresentação, que terá lugar no Sabugueiro no final deste mês, serão apresentadas todas as tecnologias que vão dinamizar o espaço.

Aldeia do Sabugueiro

Aldeia do Sabugueiro

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Covilhã, Destaques com as tags , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *