Balanço muito positivo da Unidade Móvel de saúde em Proença-a-Nova

Unidade Móvel de Saúde realiza 3500 atendimentos em 2015

A Unidade Móvel de Saúde (UMS), que promove a realização de rastreios e ações de informação nas localidades e centros de dia do concelho, realizou 3500 atendimentos durante todo o ano de 2015, tendo percorrido um total de 10.650 quilómetros em 387 saídas registadas.

Não substituindo uma consulta com o médico de família, o técnico da Unidade Móvel de Saúde mede a tensão arterial e o índice de massa corporal e faz testes de glicémia, colesterol e triglicéridos, entre outros: estes elementos dão uma indicação sobre o estado de saúde do utente e, nas situações de mais do que um atendimento realizado, fica-se a conhecer a evolução do historial dessa pessoa.

João Paulo Catarino, presidente do Município de Proença-a-Nova, reconhece a importância da Unidade Móvel de Saúde não só pelos serviços prestados mas também pela função social junto da população mais envelhecida: “apesar do esforço financeiro que representa para a autarquia este serviço público que estamos a prestar, é nossa intenção mantê-lo atendendo aos excelentes resultados que temos obtido e à satisfação que temos registado da parte dos utentes”, salienta.

Adicionalmente, a UMS tem tido uma intervenção mais ativa em algumas situações: “durante o ano de 2015 acionámos os serviços de urgência do INEM por seis vezes devido aos valores de risco apresentados pelos utentes e, felizmente, todos se encontram numa situação vigiada e controlada.

Aconselhámos ainda seis pessoas a deslocarem-se às urgências pois, apesar de não apresentarem um quadro tão grave, necessitavam de acompanhamento médico”, refere Carlos Dias, técnico da Unidade Móvel de Saúde.

O contacto com a população possibilita igualmente a recolha de dados estatísticos e a realização de questionários que permitem avaliar os problemas de saúde prevalentes e os estilos de vida dos utentes.

Foram também elaborados folhetos informativos sobre problemas de saúde comuns, com conselhos úteis sobre atitudes preventivas a promover, que têm vindo a ser disponibilizados na perspetiva de contribuir para um maior esclarecimento da população.

Unidade Móvel Saúde

Unidade Móvel Saúde

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *