Manuel Casa Branca na galeria Municipal de Proença-a-Nova

 

Montado Alentejano em exposição de pintura

Na Galeria Municipal de Proença-a-Nova vai decorrer, entre 9 de janeiro e 29 de fevereiro, uma exposição de pintura intitulada “O Montado Alentejano” da autoria do pintor Manuel Casa Branca. São quadros a óleo onde o sobreiro é a personagem principal.

Esta galeria situa-se no Parque Urbano Comendador João Martins.

A pintura

O Montado Alentejano é um espaço de ritual, de paisagem construída ao longo de milhares de anos. Num olhar preocupado com a agressão constante sobre o património ecológico e histórico, Manuel Casa Branca encontra nos Quercus o símbolo de todas as árvores abatidas, de todos os ecossistemas em perigo.

A pintura de um local pode ser um chamamento de alerta para a globalização de sentido único e assimétrica.

Breve Biografia

Manuel Casa Branca nasceu em 1965 em Montemor-o-Novo.

É licenciado em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL). Concluiu pós-graduações do Mestrado de Desenho na FBAUL e na área da Profissionalização Pedagógica na Universidade de Évora.

Ao longo da sua carreira, foi galardoado com o prémio da Cidade de Brétigny no “XLV Salon de Peiture et Sculpture l’Ile-de-France”. Com as seguintes menções honrosas: “LXI Salon des Artistes du Hurepoix”, St.-Geneviève-des-Bois, ambas em França e na II Bienal da Vidigueira. Foi ainda distinguido com o prémio de Pintura Henrique Pousão pela Câmara Municipal de Vila Viçosa. Selecção e participação no “International Art Competition – Art Wind Rises” na Galeria X-Power em Beverly Hills/Califórnia. E.U.A.

Realizou várias exposições individuais em Portugal e Espanha e participou em diversas exposições colectivas em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Holanda, Inglaterra, e EUA.

É redactor do jornal Folha de Montemor e professor na área das Artes Visuais.

É proprietário e curador da galeria de arte 9ocre em Montemor-o-Novo.

Pintura de Manuel Casa Branca

Pintura de Manuel Casa Branca

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *