Proença-a-Nova avança na inclusão e promoção social

Emprego, famílias e comunidade com iniciativas específicas nos próximos três anos

O Contrato Local de Desenvolvimento Social – 3G (CLDS – 3G) de Proença-a-Nova, com uma dotação orçamento de 300 mil euros, teve início este mês de dezembro e vai desenvolver um conjunto alargado de iniciativas durante os próximos três anos.

Emprego, formação e qualificação (eixo 1), intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil (eixo 2) e capacitação da comunidade e das instituições (eixo 3) são as áreas privilegiadas de intervenção.

É um programa que nos permite manter grande parte do apoio social que temos vindo dar a alguns munícipes do concelho, para além de outras atividades, nomeadamente no âmbito do Cartão Social Municipal e da Universidade Sénior”, refere João Paulo Catarino, presidente do Município de Proença-a-Nova.

Entre as atividades programadas destacam-se medidas de promoção ao emprego em que o objetivo é potenciar as economias locais e regionais, com a criação de novos postos de trabalho: as ações previstas incluem, por exemplo, formação em empreendedorismo e em técnicas de procura ativa de emprego, divulgação da marca Proença-a-Nova Origem e de tradições locais com potencial económico, criação de uma bolsa de emprego ou levantamento de necessidades de formação junto do tecido empresarial.

Sobre o domínio do combate ao isolamento e à exclusão de pessoas envelhecidas ou com mobilidade reduzida incorporam -se instrumentos que possibilitem dinâmicas de intervenção nos domínios da capacitação e a integração social, bem como pela criação de ações que promovam uma cultura de bem-estar e de proximidade”, refere um dos objetivos do CLDS-3G. É neste âmbito que se alinham as atividades da Universidade Sénior e Ginástica Sénior, a primeira envolvendo no presente ano letivo 90 alunos em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa e a segunda dinamizando a prática de exercício físico junto de idosos de 17 pontos do concelho, num número superior a 200 praticantes.

O movimento associativo, como forma de promover o encontro de várias gerações e como parte integrante do desenvolvimento concelhio, também está contemplado nas ações do CLDS-3G, nomeadamente com a criação de um espaço de apoio online às associações e o incentivo à participação em feiras temáticas.

Universidade Sénior

Universidade Sénior

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *