Oleiros sobe 200 lugares no Índice de Transparência municipal

Oleiros sobe 200 lugares no Índice de Transparência Municipal

O Município de Oleiros ficou em 62º lugar entre os 308 municípios avaliados pelo Índice de Transparência Municipal.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

Neste que foi o terceiro ano do ITM, Oleiros situa-se acima da média (44,3), com um resultado de 59,89, corresponde ao nível 7 (sendo o nível 1 equivalente a 100% de informação e o nível 15, nenhuma informação disponibilizada).

Oleiros posiciona-se assim no topo da tabela, relativamente aos restantes cinco municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Desta forma, acreditamos que a melhoria das ferramentas de comunicação e interação com os cidadãos é determinante para uma governação cada vez mais aberta, responsável e participativa.

Este Índice deve então ser valorizado, por ser um contributo importante para uma maior capacitação dos cidadãos na monitorização e participação na gestão autárquica.

Fernando Jorge

Fernando Jorge

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Oleiros com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *