Última hora – Idanha-a-Nova eleita cidade criativa da Música da Unesco

Última hora

Idanha-a-Nova eleita Cidade Criativa da Música da Unesco

Fora do Lugar encerra em festa com Pedro Jóia e Marco Beasley

foradolugar.pt

A candidatura de Idanha-a-Nova à Rede das Cidades Criativas na Área da Música da UNESCO acaba de ser anunciada como vencedora. Idanha-a-Nova é, assim, a primeira Cidade Criativa da Música, em Portugal.

Esta notícia chega horas antes do espetáculo de Pedro Jóia e Quarteto Arabesco (no Centro Cultural Raiano, às 21h30), o penúltimo da quarta edição do Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas, que termina amanhã, 12 de dezembro, com um concerto do tenor italiano Marco Beasley, na antiga Sé Catedral de Idanha-a-Velha.

A candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas, no âmbito da Música, foi submetida formalmente à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), no passado mês de Julho e foi a primeira candidatura portuguesa a Cidade da Música.

A classificação agora atribuída pela UNESCO significa o reconhecimento internacional do património musical de Idanha-a-Nova e da vivência singular que a música proporciona neste território, enquanto elemento identitário e um dos principais pilares do seu desenvolvimento económico e coesão social.

Resultado da parceria entre a produtora Arte das Musas e o Município de Idanha-a-Nova (e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção Geral das Artes), o Festival Fora do Lugar (de 26 novembro a 12 dezembro) foi um dos principais pilares da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO no âmbito da Música.

Recorde-se, ainda, que esta vila assumiu recentemente em Estrasburgo a presidência da comissão da Cultura do Club de Estrasburgo, uma associação que reúne 66 localidades europeias de 29 países.

+ info sobre Cidades Criativas da Unesco: http://www.unesco.org/new/en/media-services/single-view/news/47_cities_join_the_unesco_creative_cities_network/#.Vmr3RdKLRdi

+ info sobre Fora do Lugar:

www.foradolugar.pt

Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova

Apoio:

Quarta Perfeita, Unipessoal, Lda.

Comunicação Cultural :: Assessoria de Imprensa

Produção de Conteúdos :: Produção de Espectáculos

sofiaespada@quartaperfeita.com :: +351 927 245 864
facebook.com/quartaperfeita :: www.quartaperfeita.com

Monsanto :: Idanha-a-Nova :: Portugal

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009.
Esta entrada foi publicada em Comunidades, Idanha-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *