Olivoturismo – Um novo produto turístico para Proença-a-Nova

Olivoturismo – Um novo produto turístico para Proença-a-Nova

Provas de Aptidão Profissional iniciam na ETPS

Tendo como tema base, a ligação entre o turismo e a agricultura, através da olivicultura, decorreu no passado dia 26 de Novembro, nas localidades de Sobreira Formosa e Proença-a-Nova, a Prova de Aptidão Profissional (PAP) do aluno Pedro Brantes, do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural da ETPS (Escola Tecnológica e Profissional de Sertã).

Olivoturismo

Olivoturismo

Sendo a prova de cariz prática, o aluno auto propôs – se nesta fase, organizar um produto turístico que consistiu na recriação ancestral da apanha da azeitona, e posterior acompanhamento até ao lagar, para a obtenção de um dos melhores produtos de índole nacional e internacional, o azeite.

Pelo período da manhã, o grupo de participantes dirigiu – se a um olival tradicional, localizado na vila de Sobreira Formosa, onde os participantes procederam a apanha da azeitona de forma tradicional.

Sempre acompanhado com explicações detalhadas dos métodos usados sobre todos os processos, o grupo seguiu esta atividade com elevado entusiasmo, acompanhados pelo bom tempo que se fez sentir durante o dia.

Depois da pausa para almoço, o grupo prosseguiu viagem até ao Lagar da Catraia, situado no PEPA (Parque Empresarial de Proença a Nova), onde procederam a descarga da azeitona apanhada no percurso da manhã, e onde gentilmente tiveram o acompanhamento das técnicas do lagar, que fizeram uma visita guiada ao local, explicando de forma conclusiva todos os processos e metodologias usadas de início a fim.

No grupo presente, maioritariamente alunos e professores dos Cursos Profissionais de Secretariado e de Turismo Ambiental e Rural da Escola Tecnológica e Profissional de Sertã, o balanço da atividade foi extremamente positivo.

O Olivoturismo é uma das atividades turísticas em ascensão em Portugal, podendo no futuro potencializar os meios rurais.

Uma palavra final de agradecimento aos participantes, á Câmara Municipal de Proença a Nova pelo apoio de transporte cedido, e ao Lagar da Catraia, por toda a gentileza demonstrada na visita, e ao bom tempo, que ajudou ao sucesso da atividade.

Olivoturismo

Olivoturismo

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Proença-a-Nova com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *