Bolo Rei do Fundão (Concurso) e Mostra Gastronómica Tiborna 2015

Inscrições até dia 7 de dezembro

Concurso de Bolo-Rei do Fundão

O Município do Fundão informa que estão abertas, até dia 7 de dezembro, as inscrições para o Concurso de Bolo-Rei do Fundão, que contará com três categorias: Bolo-Rei, Bolo Rainha e Bolo-Rei Inovação.

Os objetivos deste concurso são premiar, promover e valorizar o bolo-rei confecionado no concelho do Fundão, assim como estimular os pasteleiros/padeiros a valorizar os produtos endógenos da região e conservar as receitas tradicionais de bolo-rei.

Cada produtor deve preencher a ficha de inscrição, que poderá encontrar na página institucional do Município do Fundão, em www.cm-fundao.pt, acompanhada dos documentos solicitados no regulamento, e entregar, até dia 7 de dezembro, através do endereço eletrónico comercial@fundaoturismo.pt ou pessoalmente no Posto de Turismo do Fundão, sito na Casa dos Maias, na Rua 5 de Outubro.

Bolo Rei

Bolo Rei

Para mais informações deverá consultar o regulamento no Posto de Turismo do Fundão ou em www.cm-fundao.pt.

 

 

De 4 a 20 de dezembro

Mostra Gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem – Tibórnia 2015 em vários restaurantes do Concelho

O Município do Fundão irá organizar, entre os dias 4 e 20 de dezembro, a Mostra Gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem – Tibórnia 2015, em 20 restaurantes e seis pastelarias do concelho do Fundão.

O final do ano traz consigo a colheita da azeitona e a prova do azeite novo. O festival da Tibórnia celebra o azeite, perpetuando a tradição, outrora exclusiva dos lagareiros, na prova da nova colheita em pão torrado.

Neste festival irão participar os restaurantes Alambique D’ Ouro, As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Eclipse, Hermínia, Marisqueira Bela Vista, Moagem d’Avó, O Beiral, O Parque e Snack Bar Sítio do Vale (todos no Fundão), O Mário e O Calhambeque (Cruzamento de Alcaria – EN 18), Papas e Migas (Alcaria), O Cerejal (Alpedrinha), Fiado Restaurante (Janeiro de Cima), O Lagarto (Castelo Novo), Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu), O Fernandes (Telhado) e O Pipo (Souto da Casa).

As pastelarias serão as seguintes: A Laranjinha, Flor do Fundão, Formiga, O Cachito, Paris e Salgadinhos da Ana.

Com este festival pretende-se que sejam criados e recriados pratos que tenham como elemento fundamental o azeite novo.

Os restaurantes irão criar uma ementa paralela à sua ementa habitual, confecionando pratos como Lasca de Bacalhau aromatizada com azeite, tosta de Broa de Milho, Couve Portuguesa e Batata a Murro, Bacalhau com Broa, Bacalhau à Lagareiro ou Torta de azeite.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Fundão. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *