Incentivos florestais na ordem do dia em Oleiros

Incentivos florestais trouxeram mais de 80 pessoas a Oleiros

A Casa da Cultura recebeu na quarta-feira uma sessão de esclarecimento dedicada aos Incentivos Florestais.

Pela voz do Eng. Rui Neto do ICNF e do Eng. António Caiado da DRAPC, foram explicadas as medidas que podem beneficiar desde pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada, autarquias locais e associações, entidades gestoras de baldios, detentoras de terras agrícolas e não agrícolas.

A sessão dividiu-se em dois tópicos: as medidas que integram o PDR (Programa de Desenvolvimento Rural), e as etapas para construir um Plano de Gestão Florestal. Rui Neto do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) esclareceu o que são Planos de Gestão Florestal (PGF) e a sua importância no Ordenamento e Gestão Florestal, assim como a sua obrigatoriedade, que no caso do nosso concelho só se aplica a proprietários com um conjunto total de prédios que excedam os 25 hectares.

Por seu turno, António Caiado, da DRAPC (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro) incidiu sobre a Medida 8 do PDR, que diz respeito à proteção e reabilitação de povoamentos florestais e que inclui neste momento, cinco sub-medidas com candidaturas abertas.

Entre estas medidas, encontram-se a florestação de terras agrícolas e não agrícolas; a instalação de sistemas agroflorestais; o restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos (por exemplo o controlo do Nemátodo do Pinheiro) e abióticos ou por acontecimentos catastróficos (como é o caso dos incêndios); a melhoria da resiliência e do valor ambiental das florestas e ainda a melhoria do valor económico das florestas.

Mais de 80 pessoas de Oleiros e também de concelhos vizinhos, foram esclarecidas  sobre as comparticipações disponíveis quer na vertente de instalação de povoamentos (plantações), quer no seu melhoramento (limpezas, seleção, adensamento, entre outros). O Gabinete de Apoio ao Investidor do Município de Oleiros encontra-se à disposição para esclarecer dúvidas relativas às medidas abordadas na sessão e relativamente a condições de acesso para casos específicos.

Apoios florestais

Apoios florestais

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *