Proença-a-Nova promove o azeite dia 22 de Novembro

Azeite.Come destaca um dos principais recursos do concelho

O azeite está em destaque no evento que o Município de Proença-a-Nova promove no próximo domingo, 22 de novembro, e que inclui vários momentos: passeio pedestre, almoço solidário, cozinha ao vivo, prova comentada de azeite, magusto e animação musical com o grupo “Modas de Rodão”.

O objetivo é acompanhar o ciclo deste produto, da árvore ao prato, passando pelo processo de transformação nos lagares e por aplicações menos comuns do azeite.

O dia começa com o passeio pedestre “Rota dos Lagares” que inclui a visita a três lagares: um industrial, localizado no PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova, e dois tradicionais – do Vale Serrão e Galisteu.

Os dez quilómetros do percurso – que ligam o PEPA à vila de Proença-a-Nova – levarão os caminhantes por entre olivais (alguns dos quais já sem a azeitona entretanto colhida) e zonas de pinhal.

Segue-se o almoço solidário organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova (o custo é de 8 € que revertem para os promotores e as inscrições decorrem até 18 de novembro).

A partir das 15h00, realizam-se três iniciativas que têm como objetivo dar a conhecer mais sobre o azeite e as suas potencialidades: Ana Domingos, da APABI – Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior, vai dar a conhecer as diferenças entre azeite biológico, azeite virgem e extra virgem, explicará o que é uma análise organoléptica e outros dados sobre este produto.

Segue-se uma sessão de cozinha ao vivo em que Olívia Cardoso apresentará a receita de bacalhau confitado, uma técnica em que a temperatura é um dos segredos.

A terminar o Azeite.Come, o Centro Ciência Viva da Floresta fará um creme hidratante natural em que o azeite é um dos ingredientes.

A atuação do grupo “Modas de Ródão” e um magusto encerram esta iniciativa. O programa completo está disponível em www.cm-proencanova.pt.

As inscrições para o almoço solidário decorrem até 18 de novembro, para o passeio pedestre e demais atividades até 20 de novembro (através do e-mail postodeturismo@cm-proencanova.pt).

azeite.come

azeite.come

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *