Saudamos o Professor Doutor Anselmo Casimiro Ramos Gonçalves que vem enriquecer Oleiros

O Jornal de Oleiros tem prazer em destacar as figuras que na região se distinguem. Parabéns Professor Doutor Anselmo Gonçalves

Professor Doutor Anselmo

Professor Doutor Anselmo

. Parabéns também à Escola Padre António de Andrade de Oleiros, tão importante, tão decisiva para o futuro, por onde passaram tão Ilustres Oleirenses e outros.

……………

ANSELMO CASIMIRO RAMOS GONÇALVES, originário de Souto do Brejo, freguesia de Janeiro de Baixo, residente na vila de Pampilhosa da Serra, concelho de Pampilhosa da Serra, filho de Manuel Casimiro Gonçalves e de Maria do Céu Ramos (ambos falecidos), defendeu em prova pública no dia 07 de outubro de 2015, entre as 10 e as 12H50, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, a dissertação de doutoramento em Geografia, ramo de Geografia Física intitulada:

ALTERAÇÕES AMBIENTAIS E RISCOS ASSOCIADOS À EXPLORAÇÃO MINEIRA NO MÉDIO CURSO DO RIO ZÊZERE. O CASO DAS MINAS DA PANASQUEIRA, apresentada ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Professor Doutor Anselmo

Professor Doutor Anselmo

O novo Doutor concluiu a defesa da sua tese com a nota máxima por unanimidade, distinção louvor e aclamação.

  • Sequência da prova de defesa

Após a ida junto do júri e acompanhado pelo secretário recebe a informação da sua avaliação

 

. Fizeram parte do Júri

Presidente

Doutor António Manuel Rochette Cordeiro, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

Vogais

Doutor Luís Miguel Jaques Ribeiro, Assistente de Investigação do Departamento de Geologia da Universidade de Bochum, Alemanha;

Doutor António Avelino Batista Vieira, Professor Auxiliar da Universidade do Minho;

Doutor Lúcio José Sobral da Cunha, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

Doutor Luciano Fernandes Lourenço, Professor Associado com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Doutor António Campar de Almeida, Professor Associado com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Doutor António Luís de Almeida Saraiva, Professor Associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

O novo Doutor finalizou a sua intervenção de defesa da tese da seguinte forma:

“É nossa convicção que o estudo efetuado, recorrendo a uma grande quantidade de informação científica, sem a qual não seria possível realizá-lo, poderá contribuir para uma maior consciencialização, do risco, que, infelizmente, as más práticas utilizadas, pela indústria em geral e mineira em particular podem causar, à segurança e à saúde dos cidadãos residentes, no espaço envolvente dessas explorações, assim como, para a destruição dos ecossistemas locais.”

. PERCURSO ACADÉMICO DO NOVO DOUTOR

  • Ensino Primário. Colégio João de Deus em Luanda;
  • Ensino Preparatório: Escola Preparatória João Crisóstomo em Luanda;
  • 7º Ano de Escolaridade: Escola Secundária do Fundão;
  • O restante ensino secundário: Colégio Arnaldo e Colégio Salesiano, ambos em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais-Brasil.
  • No fim do ensino secundário no Brasil, fez o Vestibular em dezembro de 1980 e janeiro de 1981, respetivamente para Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido aprovado e, em Economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais tendo sido também aprovado.
  • Licenciatura em Geografia e, em Geografia Ramo de Formação Educacional na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Pós Graduado em Geografia Física e Estudos Ambientais.
  • Mestrado em Geografia especialização em Geografia Física e Estudos Ambientais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Investigador em Doutoramento do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território.
  • Doutoramento em Geografia, ramo de Geografia Física pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

. DURANTE O DOUTORAMENTO

PARTICIPAÇÃO EM COLÓQUIOS, CONGRESSOS E AÇÕES DE FORMAÇÃO

Participou no dia 17 de novembro de 2014 na ação de formação (7 Horas) promovida pela Inspeção Geral de Educação e Ciência na DGEST em Coimbra e destinada a docentes instrutores ou potencialmente instrutores de procedimentos disciplinares subordinada ao tema: “O Regime Disciplinar da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas”.

Participou no dia 16 de maio de 2014 no Seminário “Diálogos Entre a Ciência e Utilizadores – Realidades e Desafios na Gestão dos Riscos”, promovido pelo CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, realizado no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Participou nos dias 27 e 28 de março de 2014, no VIII Colóquio de Geografia de Coimbra, “Espaço, Natureza e Sociedade – A Região – A Geografia na Estratégia 2020 da Região Centro” , realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Anfiteatro II, tendo apresentado uma comunicação subordinada ao tema O Couto Mineiro da Panasqueira visto como um museu mineiro e de arqueología industrial”. 

Frequentou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra a ação de Formação: CCPFC / ACC – 69817 / 12 – Territórios Contemporâneos em Contexto de Mudança. Duração: 35 horas (1, 4 créditos), com nota final de (10 valores) Excelente.

Participou nos dias a 3 e 4 de Fevereiro de 2012, no VII Colóquio de Geografia de Coimbra, “Territórios Contemporâneos em Contexto de Mudança”, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Anfiteatro II, III, IV, tendo apresentado uma comunicação subordinada ao tema Riscos Associados à Exploração Mineira. O Caso das Minas da Panasqueira. A comunicação encontra-se publicada nos Cadernos de Geografia n.º 30 / 31 – 2011/12, FLUC.

De 26 a 30 de Maio de 2010 participou no VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física e no II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física, realizado no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, tendo apresentado uma comunicação subordinada ao tema Impactes Ambientais em Áreas Mineiras Activas – O Caso da Ribeira do Bodelhão Minas da Panasqueira”.

De 22 a 25 de Maio de 2010 participou no II CONGRESSO INTERNACIONAL e VI ENCONTRO NACIONAL DE RISCOS, realizado no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, tendo apresentado uma comunicação subordinada ao tema Impactes Ambientais em Áreas Mineiras Activas – O Caso da Ribeira do Bodelhão Minas da Panasqueira”.

Frequentou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra a ação de Formação: CCPFC / AAC – 56436 / 09 – Trunfos de uma geografia ativa. Desenvolvimento Local, ambiente, ordenamento e tecnologia. Duração: 25 horas (1 crédito), com nota final de (9 valores) Excelente.

De 26 a 28 de Novembro de 2009 participou no VII Congresso da Geografia Portuguesa – Trunfos de uma Geografia Activa – Desenvolvimento Local, Ambiente, Ordenamento e Tecnologia, realizado no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, tendo apresentado uma comunicação subordinada ao tema “Alterações Ambientais Recentes e Riscos Associados no Médio Curso do rio Zêzere”.

Em 20 de Fevereiro de 2009, participou no colóquio Conhecer a Geologia e Geomorfologia do concelho de Oleiros, promovido pelo Município de Oleiros e realizado no auditório da Casa da Cultura.

Em 8 de Novembro de 2008, participou no Colóquio de cariz científico A TERRA: CONFLITOS E ORDEM, em Homenagem ao Professor Doutor António Ferreira Soares, realizado no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Como Bolseiro da Fundação Tóquio / Universidade de Coimbra, efetuou entre o dia 7 a 9, 14 a 24 de Janeiro de 2008, investigação no Departamento de Geografia da Universidade de S. Paulo, Laboratório de Deteção Remota, sob orientação do Prof Doutor Ailton Luchiari;

No Departamento de Geografia – Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Estadual de Maringá (PR) e no Núcleo de Análise Sócio Ambiental – Regional / NASA-R, sob orientação do Prof. Doutor Messias Modesto dos Passos, realizou um estágio de Programação Básica de aquisição de imagens Landsat, nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2008, assim como treinou o uso de programas (Global Mapper e Spring) para o uso das imagens Landsat e fez o tratamento das respetivas imagens. Estes estágios em S. Paulo e Maringá, tiveram em vista o prosseguimento de estudos para obtenção do grau de Doutor em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

. ESTUDOS E TRABALHOS REALIZADOS E PUBLICADOS

Tese de Doutoramento defendida em provas públicas na Sala dos Capelos no dia 07 de outubro de 2015, subordinada ao tema: “ALTERAÇÕES AMBIENTAIS E RISCOS ASSOCIADOS EXPLORAÇÃO MINEIRA NO MÉDIO CURSO DO RIO ZÊZERE. O CASO DAS MINAS DA PANASQUEIRA.

Publicou artigo em co-autoria na GOT Revista de Geografia e Ordenamento do Território do CEGOT – Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (Universidades de Coimbra, Porto e Minho) n.º 3 (2013), artigo científico subordinado ao tema: “Contributo para o Conhecimento Geológico e Geomorfológico da Área Envolvente do Couto Mineiro da Panasqueira”, in: http://cegot.org/ojs/index.php/GOT/article/view/70/35

Publicou artigo nos Cadernos de Geografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, subordinado ao tema: Riscos Associados à Exploração Mineira. O Caso das Minas da Panasqueira. Cadernos de Geografia, 30/31 – 2011/2012, Coimbra FLUC, pp. 131 – 142. In:

http://www.uc.pt/fluc/depgeo/Cadernos_Geografia/Numeros_publicados/CadGeo30_31/Eixo1_9

O trabalho apresentado no VI Seminário Latino-Americano de Geografia Física e no II Seminário Ibero-Americano de Geografia Física, realizado no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra e publicado em www.uc.pt/fluc/cegot/VISLAGF/actas/tema4/anselmo

“Impactes Ambientais em Áreas Mineiras Activas – O Caso da Ribeira do Bodelhão, Minas da Panasqueira, foi utilizado como referência no programa Biosfera 362, exibido na RTP 2, sob o tema Exploração Mineira exibido no dia 01 de Junho de 2012.

Apresentou uma comunicação no II CONGRESSO INTERNACIONAL e VI ENCONTRO NACIONAL DE RISCOS, realizado no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, subordinada ao tema “Impactes Ambientais em Áreas Mineiras Activas – O Caso da Ribeira do Bodelhão Minas da Panasqueira”, publicação na Revista TERRITORIUM, 19, 2012, pp. 43-49 in:

http://www.uc.pt/fluc/nicif/riscos/Documentacao/Territorium/T19_artg/T19_Artigo_05.pdf

Apresentou uma comunicação no VII Congresso da Geografia Portuguesa – Trunfos de uma Geografia Activa – Desenvolvimento Local, Ambiente, Ordenamento e Tecnologia, realizado no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, subordinada ao tema “Alterações Ambientais Recentes e Riscos Associados no Médio Curso do rio Zêzere – O Couto Mineiro da Panasqueira”. Está publicado nas atas do Congresso Trunfos de Uma Geografia Activa, Desenvolvimento Local, Ambiente, Ordenamento e Tecnologia, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011, pp. 753 – 760.

Professor Doutor Anselmo

Professor Doutor Anselmo

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Ciência e Tecnologia, Destaques, Oleiros com as tags , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *