Feira de Outono na Sobreira Formosa dias 26 e 27 de Setembro

Atividades tradicionais recriadas na Feira de Outono

Sobreira Formosa acolhe o evento nos dias 26 e 27 de setembro

Há algumas décadas, Setembro apresentava-se como um mês de grande azáfama para os habitantes do concelho de Proença-a-Nova que cultivavam os campos: nesta altura faziam-se as derradeiras colheitas antes da chegada do tempo mais frio: as eiras enchiam-se de pilhas de milho recém-colhido pronto a ser desencamisado e nas videiras as uvas amadureciam, anunciando a época da vindima.

A entreajuda era a palavra de ordem e tanto a eira como a adega tornavam-se centros sociais nestas fases: recuando ainda mais no tempo, estes eram momentos de excelência para rapazes e raparigas se conhecerem melhor e manifestarem intenções de namoro, como atesta a tradição do milho rei.

Recuperando um pouco o espírito da época, a Feira de Outono recria uma desfolhada de milho e também o pisar das uvas: será no sábado, 26 de setembro, a partir das 16h00 na vila de Sobreira Formosa. Neste dia será também abordada uma outra atividade praticamente em desuso mas que era frequente em todas as localidades do concelho: o cultivo e tratamento do linho. Isilda Martins, que dá nome ao museu que mantém a memória desses tempos, apresentará o livro e um documentário dedicado ao ciclo do linho.

No domingo, 27 de setembro, o destaque será o passeio pedestre que irá percorrer campos olivícolas onde a azeitona já espreita, quase pronta, anunciando lagaradas fartas do bom azeite proencense. Na direção de Póvoa a caminhada faz-se, ainda, por vinhais e milheirais, passando por Portoleiros e pela aldeia típica de Pedreira, agora já desabitada. Segue-se Fróia, Casa Nova e de novo Sobreira Formosa. As inscrições estão a decorrer e podem ser feitas no Posto de Turismo de Proença-a-Nova ou diretamente na página da Câmara Municipal.

O domingo à tarde trará ainda um concerto em que a viola beiroa, um instrumento típico da Beira Baixa com mais de 500 anos de história, vai estar em destaque pela Orquestra Viola Beiroa. Este espetáculo, que decorre a partir das 16h30, conta ainda com a atuação de Fernando Deghi, figura maior da viola caipira no Brasil, que trará outras sonoridades ao Edifício dos Fortes e Baterias.

A Feira de Outono termina com um lanche solidário em que o valor recolhido (2 € por cada inscrição) reverte a favor da Caritas Paroquial de Sobreira Formosa.

Feira de Outono

Feira de Outono

Feira de Outono

Feira de Outono

  • Com Magda Ribeiro em Proença-a-Nova

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques, Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Feira de Outono na Sobreira Formosa dias 26 e 27 de Setembro

  1. Pingback: Feira de Outono na Sobreira Formosa dias 26 e 27 de Setembro - Jornal de Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *