E se a Catalunha se tornar independente?

No Domingo a Catalunha vai a votos com o foco na independência que deseja desde que em 20 de Julho de 2006 viu aprovado o Estatuto de Autonomia.

O Reino e o Governo de Espanha estão totalmente contra.

Catalunha

Catalunha

Nun cenário de vitória dos movimentos independentistas que em conjunto deverão ter maioria absoluta, qua fará Espanha. Coloca tropas na rua?

Artur Mas líder da Generalitat (Governo da Catalunha) apresenta-se a votos com o JUNTS PEL SI e as sondagens dão-lhes 43% a que se juntam os 6& UNIDADE POPULAR e, certamente os 13% da CAT.SI QUE ES POT deverão juntar-se a eles.

Bandeira da Catalunha

Bandeira da Catalunha

Apenas o PSOE com 11% e o PP com 9% e o CIUDADANOS com 14% deverão defender a manutenção do actual estado de apenas Autonomia.

Com 32 000 Km2, uma população de 7,519 milhões no conjunto do território e 1,602 milhões na capital, a catalunha é uma zona próspera, industrial e agrícola fazendo fronteira a norte com a França e Andorra e a leste com o mar.

Com 4 provincias ( Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona), a Catalunha pode em qqualquer caso tornar-se um verdadeiro problema não só para Espanha mas também para a Uniõ Euopeia de onde seria arredada.

Os clubes Catalães como o Barcelona e o Espanhol deixariam de poder jogar na Liga Espanhola. E os bancos? E a moeda? E a dívida de Epanha ao exterior?

Um verdadeiro quebra cabeças que pode terminar muito mal e que Domingo clarificará certamente.

PF

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Política Internacional com as tags . ligação permanente.

1 Response to E se a Catalunha se tornar independente?

  1. Pingback: E se a Catalunha se tornar independente? - Jornal de Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *