ANEFA e Parceiros abordam o PDR 2020

Posição conjunta no âmbito das Medidas Florestais do PDR 2020

O Programa de Desenvolvimento Rural visa o apoio e investimento ao Sector Primário, em todas as suas vertentes, no entanto, os atrasos a que assistimos ao nível do Sector Florestal, voltam uma vez mais a colocar em causa o correcto desenvolvimento do sector.

Recorde-se que: – As Medidas Florestais estavam programadas para ter início em Março de 2015, tendo apenas, até à data, aberto um concurso, com um prazo limitativo e desenquadrado das acções a desenvolver; – A actividade florestal é sazonal, pelo que o atraso na abertura dos concursos para arborização e rearborização, implicam pelo menos mais um ano sem investimento; – Mais de um terço do orçamento destinado ao setor florestal até 2020, já está comprometido com a única medida aberta e com a chamada época de transição.

O deficit de matéria-prima aliado a um investimento de longo prazo, fragilizam por completo a sustentabilidade da floresta portuguesa; – As questões florestais devem atender às especificidades do sector, nomeadamente atendendo às épocas específicas de execução dos trabalhos e não se devem subjugar meramente a processos administrativos; – Os timings da floresta exigem a modalidade de “balcão aberto” e não se coadunam a períodos curtos de concursos, tendo sido este um dos principais constrangimentos identificados no anterior Quadro Comunitário de Apoio, que volta agora a ser aplicado. Pelo exposto, e conscientes da importância da Floresta para a economia nacional, as entidades signatárias consideram urgente uma tomada de posição sobre o atraso na implementação do Quadro Comunitário para o Sector Florestal.

Posição conjunta no âmbito das Medidas Florestais do PDR 2020

As Entidades Subscritoras:

ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente Resipinus – Destiladores Exploradores Resina Baladi – Federação Nacional dos Baldios Associação Florestal Agri-Riba Maçãs APFCFCR – Associação dos Produtores Florestais de Figueira de Castelo Rodrigo AFLOBEI – Associação de Produtores Florestais da Beira Interior Cooperbasto – Cooperativa Agrícola De Basto, C.R.L. Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

ANEFA

ANEFA

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Economia com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *